10 de outubro, 2017
Projeção audiovisual “Fátima- Tempo de Luz” na fachada da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima com transmissão on-line na página do SantuárioEncomendada pelo Santuário de Fátima, produzida pela empresa Acciona Producciones Y Diseño, tem estreia na noite do dia 12, depois da Procissão do Silêncio e repete a 13 e 14, depois da Procissão das Velas
A projecção multimedia “Fátima-Tempo de Luz”, uma inovadora apresentação audiovisual que combina a projeção de videomapping com efeitos em 3D, efeitos luminosos e banda sonora original, encomendada pela Santuário de Fátima, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições e desenvolvida pela ACCIONA Producciones y Diseño (APD), vai encerrar com chave de ouro as celebrações do Centenário das Aparições no Santuário de Fátima. O espetáculo estreia na quinta-feira, 12 de outubro, após a procissão do Silêncio, depois da meia-noite, e poderá ser visto também nos dias 13 e 14 de outubro às 22:30 horas, depois da procissão das Velas. Todas as sessões vão estar abertas ao público geral de forma gratuita. No dia 12 terá transmissão em direto na página on-line do Santuário. A fachada da Basílica da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com 140 metros de largura e 58 metros de altura, irá conformar um ecrã de projeção de 3100 m2, tornando-se no eixo narrativo de uma história que pretende projetar simbolicamente a luz de Fátima no coração de todos os crentes, aproximando-os ao coração de Deus. Desta forma, a fachada da Basílica adquirirá uma luz especial para rememorar a evolução deste lugar ao longo dos últimos cem anos, reconstruindo os fundamentos históricos e espirituais mais importantes relacionados com as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria. O espetáculo vai desenvolver-se a partir da experiência dos milhares de peregrinos que todos os anos visitam o Santuário, e é composto de sete cenas: “O reflexo da luz de Deus”; “O Coração de Maria, imaculado e triunfante, conduz até Deus”; “A Igreja canta a Mensagem de Fátima”; “Os caminhos dos peregrinos”; “Em Fátima ouvimos uma mensagem de paz para o mundo”; “Em Fátima celebramos o Deus que está próximo do ser humano” e “Em Fátima iluminamos o nosso coração”. Para a projeção audiovisual serão utilizados 22 projetores –10 deles de 22.000 lúmenes cada um e mais 12 de 30.000 lúmenes-, com uma potência total de 580.000 lúmenes e uma resolução de 15.900 pixels. Igualmente, o espetáculo contará com uma potência total instalada de 137.200 vátios de som e de 16.800 vátios de iluminação. Projetos como o desenvolvido no quadro das celebrações do Centenário das Aparições de Fátima fazem parte do conceito de “Engenharia Cultural”, com o qual a ACCIONA Producciones y Diseño aposta para valorizar a história, o património e as tradições de um determinado lugar através da inovação tecnológica, da inovação social e do desenvolvimento sustentável para potenciar o seu interesse turístico e cultural. A ACCIONA Producciones y Diseño (APD), fundada em 1992, está especializada no design e execução de museus, exposições, eventos e espetáculos com uma alta componente tecnológica. Recorde-se que o Santuário de Fátima promoveu em junho do ano passado (entre os dias 24 e 26), em Aljustrel e Valinhos, uma experiência multimédia do género, que assinalou os 100 anos de história das aparições do Anjo aos três pastorinhos. O Percurso Imersivo Multimédia “A Luz do Anjo”, da autoria do ateliê Ocubo, propôs-se dinamizar alguns dos lugares e itinerários que levam milhares de peregrinos a visitar o Santuário e toda a região envolvente. O percurso imersivo multimédia foi composto por projeções de video mapping nas fachadas das casas dos Videntes, nos locais das três aparições – Poço do Arneiro e Loca do Cabeço – e no monumento dos Valinhos. |