15 de abril, 2007

O Dr. Jorge Pereira, vice presidente da Associação de Médicos Católicos de  Portugal (AMCP) e coordenador no Posto de Socorros do Santuário das escalas de trabalho desenvolvidas pelos 132 médicos ligados à AMCP e que, voluntariamente, trabalham ao serviço dos peregrinos do Santuário de Fátima, apresentou, por ocasião do 1º Encontro de Médicos do Posto de Socorros do Santuário de Fátima as motivações que levam este grupo a dedicar-se ao trabalho voluntário no Santuário.
Foram ainda apresentadas as estatísticas do ano de 2006.
De seguida, o documento do Dr. Jorge Pereira:
Princípios. Objectivos e Organização
Após as intervenções do Sr. Dr. Bianchi de Aguiar e do Sr. Dr. Sebastião Geraldes Barba, intervenções claramente muito mais autorizadas do que a minha, resta-me em primeiro lugar apresentar-me: embora conheça a maior parte, ainda há alguns Colegas que me conhecem somente pelas cartas que lhes escrevo e pelos contactos telefónicos.
Eu sou o pedinte. Várias vezes por Ano recebem cartas minhas, ora perguntando da vossa disponibilidade para fazer certos serviços, ora enviando as credenciais para a prestação dos mesmos, ora pedindo trocas, ora pedindo serviços em cima da hora, ora pedindo a vossa intervenções junto dos Colegas para saber dos disponíveis para o Posto de Socorros, e, também, com a habitual carta do Natal.
Perguntarão, como é que eu apareci aqui? A resposta é muito simples: por inteira responsabilidade do Sr. Dr. Bianchi de Aguiar! De facto, não é difícil ser amigo deste Senhor; principalmente para quem o encontrou há mais de 25 anos, já ele tinha uma ´folha de serviços´ notável como dirigente da AMCP. A sua grandeza, as suas inúmeras qualidades, o amor que transparece da sua numerosa e abençoada Família, a sua impressionante frontalidade, e a sua infindável generosidade. Nem precisaria de adjectivar, quem o conhece sabe bem como as minhas palavras são pequenas para definir tão grande dimensão.... E como é que ele me apanhou? Imaginem só, através da minha mulher! Que melhor ´cunha ´poderia ele arranjar para me apanhar!
Cá estamos então, em família, e vou apresentar alguns dados muito simples só para melhor conhecermos alguns aspectos gerais da nossa actividade no Posto de Socorros:
Números de 2006
N° dias do ano: Viseu (16); Lisboa (18); Férias (60); FDS (38 + 38 = 76) Total: 170 dias
N° médicos: 106 + 13+7= 126 + 6 = 132 (Total)
Sexo:
H - 51+7+5= 63 (47,7%)
M= 69 (52,3%)
Zona do País:
Sul- 13 + 13 = 26 (19,7%)
Norte = 62 (47%)
Centro - 37 + 7 = 44 (33,3%)
Total: 132
N.B.: a partir de Março, aos Fins-de-semana, temos sempre 2 colegas de serviço, pelo menos, pois nas Peregrinações que se prevêem mais numerosas (p. ex. 10 Junho Peregrinação Nacional das Crianças) chegamos a ter 6 colegas simultaneamente.
Aproveito para enaltecer o simpático e generoso acolhimento que desde sempre nos foi dispensado pelas Enfermeiras do Posto de Socorros. A sua presença e a sua actuação, quer sob o ponto de vista técnico, quer sob o ponto de vista humano, demonstram bem o espírito que anima toda a sua actividade.
Na pessoa das Irmãs Norina e Celina, agradeço-vos do fundo do coração.
Penso que no próximo Encontro já seja possível apresentar a casuística dos Cuidados prestados e dos Doentes que procuram os nossos Serviços, para melhor poder aperfeiçoar e orientar o nosso atendimento. Será necessariamente um trabalho a efectuar em colaboração com os Servitas.
Na pessoa do Sr. Dr. Sebastião Geraldes Barba quero também prestar a homenagem da AMCP à Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, peça fundamental do Serviço de Saúde deste Santuário e a quem tanto devemos; com eles pretendemos continuar a colaborar, estreitando o mais possível as nossas relações. Por todos os motivos, uma vez que no essencial as nossas motivações são coincidentes.
Ao Santuário de Fátima, e particularmente à Casa da Senhora das Dores, a AMCP dirige uma palavra de profundo reconhecimento nas pessoas do Sr. Reitor, do Sr. P. Antunes e da Irmã Vitória. As inúmeras gentilezas e provas de consideração que recebemos a cada passo, só podem ter como resposta a fidelidade e espírito de serviço, com votos para que os vosso bons serviços perdurem por muitos anos, na certeza de que Alguém pagará muito melhor que nós. 
 
E quais são essas motivações?
As principais motivações que nos trazem a Fátima, mais propriamente que determinam a nossa prestação de serviços no Posto de Socorros do Santuário de Fátima:
• A primeira motivação é o nosso sentido social e de serviço à comunidade, neste caso aos de Peregrinos que dos mais diversos pontos do país e do estrangeiro se deslocam a Fátima.
•  A 2a motivação tem a ver com a Fé e a Devoção à Nossa Senhora de Fátima;
• Em 3° lugar por se ser Médico Católico e pertencer a AMCP, que tem, como é sabido, um acordo com o Santuário de Fátima, de que são testemunhas privilegiadas o Sr. Reitor, Monsenhor Luciano Guerra e o Sr. Dr. Augusto Bianchi de Aguiar.
Como membros da Associação dos Médicos Católicos Portugueses é enorme a honra que sentimos na prestação deste Serviço, e a actual Direcção Nacional vai apresentar no próximo Conselho Nacional uma proposta no sentido de esta actividade passar a fazer parte dos Estatutos da AMCP.
Duas palavras para dar uma ideia do que é e o que pretende a AMCP:
- Partindo da necessidade que se sente em todo o mundo de estar em sintonia perante os mais diversos problemas da Ética Global, a Associação congrega e apoia todos os Médicos que pretendam seguir os seus princípios à luz da fé cristã.
A AMCP foi fundada em 1915 (92 anos). Tem âmbito nacional e esta organizada por Núcleos Diocesanos. Temos um órgão próprio - a Revista Acção Médica - que se publica ininterruptamente desde 1936 (71 anos), e nele se encontram os mais diversos Temas sobre Ética Médica, analisados detalhadamente.
Dois sintéticos esclarecimentos: se bem que a nossa vinda seja principalmente determinada pela assistência aos Peregrinos, é com enorme prazer que nos colocamos ao serviço de todos os que trabalham neste Santuário, que dedicam as suas vidas à Nossa Senhora de Fátima; O segundo esclarecimento tem a ver com os residentes de Fátima que vêm pedir a nossa ajuda aqui no Posto de Socorros: apesar de não ser essa a razão da nossa vinda, colocaríamos o Santuário numa situação muito desagradável se negássemos os nossos Serviços. Enquanto esse trabalho, digamos extraordinário, não prejudicar o atendimento aos peregrinos, poderemos ter mais esses gestos de boa vontade, sem que, conforme muitos colegas já fazem, devamos aproveitar a ocasião para esclarecer que não é essa a finalidade do nosso trabalho neste Posto de Socorros.
Uma palavra de profundo agradecimento a todos, não só pela competência e pelo zelo que têm posto no importante trabalho que aqui desempenham, mas principalmente pelo amor que transparece e imana de cada gesto.
E em nome de todos um agradecimento muito sentido a Nossa Senhora de Fátima pelas inúmeras Bênçãos que d´Ela recebemos continuamente.
Muito obrigado.

PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.