28 de dezembro, 2018

D0241780.JPG

Primeiro ano do segundo Centenário de Fátima marcado por várias iniciativas inéditas

Cronologia dos principais acontecimentos ocorridos em 2018 no Santuário de Fátima

 

14 janeiro - A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu a primeira conferência dos 'Encontros na Basílica', proferida pelo Pe. Joaquim Ganhão, intitulada “Memória e Gratidão: atitudes crentes”.

O conferencista recordou a experiência dos Pastorinhos, primeiro com o Anjo e depois com Nossa Senhora, para sublinhar que foi da experiência do encontro com Deus que resultou a transfiguração da sua vida, sem, contudo, “nunca perderem a candura das suas idades e a delicadeza espontânea e autêntica da sua educação serrana”.

 

17 janeiro - O Santuário de Fátima assinalou a data do centenário da restauração da diocese de Leiria, lembrando o acontecimento nas intenções das várias celebrações eucarísticas do dia.

 

17 janeiro - O Posto de Informações do Recinto de Oração do Santuário de Fátima reabriu ao público, após um período encerrado para obras de requalificação.

 

27 janeiro - O Santuário de Fátima deu início ao projeto ‘Escola do Santuário' com a proposta de um itinerário dedicado às questões levantadas pelo Papa em maio de 2017, por ocasião da sua visita à Cova da Iria.

O primeiro itinerário, de um conjunto de quatro, realizou-se a partir da pergunta ‘Nossa Senhora de Fátima - Qual Maria?', e como objetivo aprofundar as interrogações deixadas por Francisco na Capelinha das Aparições, para “corrigir” alguns desvios da devoção mariana e descobrir Maria como ‘uma Mestra da vida espiritual', explicou o diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima do Santuário, Pe. José Nuno Silva

 

01 de fevereiro - O Santuário de Fátima, através do seu Departamento de Estudos , celebrou, em Lisboa, um protocolo de cooperação com várias instituições de investigação, através do qual foi criado o Gabinete de Estudos Fátima Global, uma unidade de investigação que presta apoio a projetos de investigação, pesquisa, edição científica de trabalhos, realização de seminários, ações de formação e eventos culturais e científicos.

 

08 de fevereiro - O Santuário de Fátima promoveu o 40º Encontro de Hoteleiros e Responsáveis de Casas Religiosas que acolhem Peregrinos em Fátima, no Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, que contou com 133 participantes.

 

20 de fevereiro - Um ano depois da canonização dos Santos Francisco e Jacinta Marto, o Santuário de Fátima celebrou a festa litúrgica dos mais jovens santos não mártires da Igreja Católica.

 

26 de fevereiro - O Santuário de Fátima acolheu o 37º Encontro Nacional de Guias-Intérpretes, com o mote “Rotas marianas em Portugal”. Este evento tem uma periodicidade anual, e um particular relevo no calendário do Santuário, onde a formação dos principais orientadores das peregrinações é encarada  como missão fundamental desde a primeira hora.

 

3 de março - O Santuário começou a transmitir em direto, na página oficial do Santuário de Fátima, o programa de celebração da devoção dos primeiros sábados, que se realiza a cada primeiro sábado do mês, ao longo de todo o ano.

 

3 de março - O Santuário de Fátima acolheu a Primeira Peregrinação Nacional de Pessoas com Doenças Raras.

“Na nossa sociedade aqueles que têm voz são muitas vezes os que têm capacidade de se fazer ouvir porque existem em grande número. Mas há outros que têm muita dificuldade” salientou o Pe. Carlos Cabecinhas.

 

10 de março - O Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, através do Serviço de Arquivo e Biblioteca, acolheu as suas Jornadas de Arquivo, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.

Na sessão de abertura, o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas lembrou os 75 participantes que desde cedo, o Santuário “sentiu necessidade de preservar os documentos próprios da história de Fátima”.

 

11 de março - Fátima não foi uma invenção da Igreja, que durante muito tempo adotou uma atitude “passiva e expetante” em relação às Aparições, afirmou o capelão do Santuário de Fátima, Pe. João Paulo Quelhas, no segundo de cinco “Encontros na Basílica”, com a conferência “O reconhecimento eclesial das Aparições de Fátima”.

 

12 de março – Teve inicio o primeiro turno dos Encontros de Espiritualidade para Aposentados, da Escola do Santuário, uma proposta de descoberta da Mensagem de Fátima pela reflexão e experiência, direcionada para o público sénior.

 

17 de março - Cerca de meia centena de pessoas participaram no itinerário “Trindade e Eucaristia, adoração e solidariedade”, da Escola do Santuário, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

 

24 de março - O terceiro Fátima (En)contraste, juntou mais de 200 jovens no Santuário de Fátima. Este encontro reflexivo foi proposto pela Pastoral dos Jovens do Santuário com o objetivo de aprofundar a Mensagem de Fátima.

“Face fear - O pior é se Nossa Senhora não volta mais!” foi o tema desta edição que decorreu no salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores.

 

08 de abril - A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu o Concerto de Páscoa intitulado “Visitação à Criação de Joseph Haydn”.

Esta iniciativa inserida no 1º ano do Ciclo Pastoral “Tempo de Graça e Misericórdia – Dar Graças pelo Dom de Fátima”, teve como intérpretes o Coro Sinfónico Inês de Castro, Vera Silva, Diogo Rato Pombo, Rodrigo Carvalho, João Henriques, sob direção de Artur Pinho Maria.

 

25 de abril - A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi palco do X Encontro de Coros Infantis do Santuário de Fátima, que contou com a participação de três grupos corais, dois deles do norte do país.

A iniciativa pretendeu, uma vez mais, promover e valorizar a prática musical religiosa de crianças e jovens, através de uma dinâmica de intercâmbio e enriquecimento de experiências e conhecimentos, com outras formações corais, diferentes realidades e modelos de trabalho.

 

29 de abril – Teve lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima um recital do organista Sílvio Vicente, integrado no Ciclo do Órgão.

O Organista do Santuário interpretou o Concerto em Lá menor, BWV 593: i. Allegro, de A. Vivaldi (1678-1741), arranjo de J. S. Bach (1685-1750); Chaconne em Mi menor, BuxWV 160, de D. Buxtehude (1637-1707) e Cortège et Litanie, de M. Dupré (1886-1971)

 

03 de maio - Um modelo didático do sistema terra-sol, do século XIX, foi o ponto de partida para a primeira visita temática do ano à exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo”, sob a orientação do físico Henrique Leitão. Mais de uma centena de pessoas veio ouvir a resposta à pergunta que deu mote à visita: “Fé e ciência: duas visões em confronto?”.

 

12 de maio - O Recinto do Santuário de Fátima encheu-se de peregrinos, para a tradicional Procissão das Velas, na celebração da vigília da peregrinação de maio, sob a presidência inédita de um cardeal chinês, D. John Tong. Inscreveram-se para esta peregrinação, a primeira do pós centenário, 148 grupos organizados de 26 países.

D. António Marto considerou que a presença de D. John Tong, bispo emérito de Hong Kong, homenageia os católicos de Hong Kong, da China continental, de Macau e Taiwan.

“Na sua pessoa, está representado todo o continente da Ásia”, de onde têm vindo muitos peregrinos, em especial no Centenário das Aparições”, disse o prelado.

Nessa tarde, o Santuário de Fátima apresentou ainda a nova identidade gráfica.

 

13 de maio - Cada cristão é chamado a contribuir com pequenos gestos para a construção de uma nova humanidade que promova a dignidade da pessoa, um mundo “mais justo e unido” disse o Cardeal John Tong durante a homilia da Missa Internacional Aniversária da Peregrinação de maio.

“Com o nosso modo de viver e o nosso exemplo devemos fazer com que Cristo seja visível hoje na nossa sociedade”, disse.

O Santuário ofereceu a medalha comemorativa do Centenário a Andrea Bocelli, no âmbito do Recital de Ação de Graças pelo Centenário das Aparições.

 

20 de maio - O Papa anunciou no Vaticano a criação, como cardeal, de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

O prelado afirmou que a nomeação o “surpreendeu” e que a viu como “mais um serviço” que presta à Igreja.

“Não olho para esta nomeação em termos de meritocracia, para mim é um serviço, uma responsabilidade a mais a prestar à igreja Universal" disse D. António Marto numa conferência de imprensa.

 

21 de maio - O último itinerário da Escola do Santuário teve como objetivo aprofundar o sentido do Rosário como prática de oração mariana cristocêntrica, apresentando o seu valor evangélico e o seu carácter mistagógico na vida cristã pessoal e comunitária.

Este grupo contou com 39 pessoas com idades entre os 28 e os 87 anos, e  pela primeira vez estiveram duas participantes que vieram propositadamente dos Estados Unidos para poder integrar esta iniciativa. 

 

03 de junho - “(Fátima) é acontecimento que brota do amor misericordioso de Deus”, André Pereira, secretário executivo do Gabinete de Apoio à Reitoria do Santuário de Fátima, foi responsável pela conferência dos Encontros da Basílica, que decorreu na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

 

06 de junho - A segunda visita temática do ano à exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo”, foi conduzida pelo fotógrafo Paulo Catrica e teve como ponto de partida 13 fotografias de 13 de outubro de 1917, que retratam o dia do Milagre do Sol, da autoria de Judah Bento Ruah.

 

10 de junho - O Recinto do Santuário de Fátima encheu de novo com milhares de `mensageiros´, provenientes da esmagadora maioria das dioceses do país, que participaram na Peregrinação das Crianças, para agradecer a Jesus o facto de termos Mãe.

O tema partiu de uma afirmação do Papa Francisco na Cova da Iria, em 2017- “Temos Mãe!”.

 

12 de junho - O bispo emérito de Santarém, D. Manuel Pelino, que presidiu à missa internacional da Peregrinação Internacional Aniversária de junho, em Fátima, sublinhou a necessidade de uma “conversão pastoral urgente” atenta, sobretudo, aos que estão fora da Igreja.

 

22 de junho – Teve início o Simpósio Teológico-Pastoral "Fátima Hoje: que sentido?" no salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, Santuário de Fátima.

Este encontro pretendeu ser um contributo privilegiado para a vivência do tema proposto pelo Santuário para o este ano pastoral: "Dar graças pelo dom de Fátima", integrado no triénio 2017-2020, sob o tema "Tempo de Graça e Misericórdia".

Neste âmbito, o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, defendeu que os santuários devem ser como um “hospital de campanha”, onde a atenção a Deus e ao outro seja evidente e percetível para todos.

Ainda nesta iniciativa, e numa viagem introspetiva, feita a partir de uma radiografia sobre as angústias e os medos que atravessam a história da humanidade, sobretudo nos cem anos que decorreram depois das aparições, o teólogo Tolentino Mendonça apresentou o Santuário como um espaço e um tempo de reconstrução da nossa própria humanidade, seja do ponto de vista individual seja do ponto de vista coletivo.

A investigadora Isabel Varanda falou sobre “Fátima: o imperativo da paz como ecologia integral”, onde afirmou haver um “potencial de inteligência ecológica na mensagem de Fátima” que faz com que neste segundo centenário Fátima possa viver sob o signo da ecologia integral.

“Há um potencial de inteligência ecológica na mensagem de Fátima, que ultrapassa a própria receção, compreensão e expressão dos pastorinhos Francisco e Jacinta e da própria Lúcia ao longo das suas vidas”, referiu a professora da Universidade Católica.

 

28 de junho – O Papa Francisco proferiu pelas 15h40 (Hora de Lisboa) o nome do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, como novo cardeal da Igreja Católica, numa cerimónia na Basílica de São Pedro.

 

4 de julho - 0 Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, acolheu a terceira visita temática do ano à exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo”, orientada pela Diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, Sandra Costa Saldanha, e que teve como ponto de partida «A retórica da arte sacra na idade moderna – A propósito da escultura e pintura dos séculos XVI a XVII da exposição ‘As cores do Sol’».

 

09 de julho - Teve início o primeiro turno do projeto SETE, através do qual o Santuário de Fátima propôs a jovens, dos 16 aos 35 anos, uma experiência imersiva de voluntariado. Nesta proposta, os jovens puderam vivenciar o acolhimento aos peregrinos, no Santuário, ao mesmo tempo que aprofundaram a Mensagem de Fátima.

 

10 de julho – Deu-se início à 3ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima, com o tema “Fátima: síntese das leituras de um acontecimento centenário”.

Cinquenta e dois investigadores e profissionais, de 12 áreas do saber científico, participaram nesta proposta formativa dinamizada pelo Departamento de Estudos do Santuário.

 

12 de julho -  O bispo auxiliar do Porto, D. António Augusto Azevedo, presidiu à peregrinação Internacional Aniversária de julho, no Santuário de Fátima, e afirmou que em Fátima vive-se uma verdadeira “experiência” de Igreja, marcada pela misericórdia.

“Neste santuário experimentamos a riqueza de sermos povo de Deus e a força de sermos Igreja verdadeiramente católica” disse o prelado auxiliar do Porto durante a homilia da missa da vigília.

 

21 de julho - O Santuário de Fátima, pelo 12º ano consecutivo promoveu, entre julho e agosto, uma semana de férias para os pais que têm filhos com deficiência, em 2018 com mais um turno que os anos anteriores.

O primeiro turno contou com 22 jovens e 9 pais, apoiados por 15 voluntários.

O programa permite que as crianças e jovens com deficiência fiquem, durante uma semana, ao cuidado de voluntários, proporcionando, deste modo, um momento de descanso e uma oportunidade de enriquecimento moral e espiritual aos seus cuidadores.

 

01 de agosto - A visita temática à exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo” teve como tema os  “Desafios de uma exposição à conservação de espólio histórico - a propósito da montagem do espólio”, foi orientada pela coordenadora do Serviço de Conservação e Restauro do Museu do Santuário de Fátima.

 

06 de agosto - O passeio anual de voluntários promovido pelo Santuário de Fátima, com o mote "Do olhar e do espanto", contou com cerca de 150 participantes, e teve como destino Arouca.

 

12 de agosto -  Milhares de peregrinos encheram o Recinto de Oração para participar na Missa da vigília da Peregrinação Aniversária de Agosto, que foi presidida pelo bispo de Santiago, Cabo Verde. Perante uma assembleia composta por muitos peregrinos que participaram na Peregrinação do Migrante e Refugiado, o cardeal D. Arlindo Gomes Furtado apresentou a fraternidade como uma “oportunidade de testemunho” ao jeito de Jesus Cristo.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, abriu o encontro com os jornalistas, que antecipa as celebrações, chamando a atenção para o “drama humanitário da transmigração epocal de povos que se dirigem à Europa, vindos do Médio-Oriente e de África”.

“É um exército de pobres que aqui chega, após dois anos de viagem pelo norte de África. Não estão em causa os números, mas pessoas concretas, com uma história, uma cultura, uma família, sentimentos, dramas e aspirações”, disse, ao lançar um olhar crítico sob o passado colonial das potências ocidentais europeias, que “explorou e roubou” África, e que manteve aquele continente numa “condição de guerra permanente”.

 

26 de agosto - A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolheu mais um recital, pela mão do organista Sílvio Vicente, uma iniciativa integrada no Ciclo do Órgão.

O organista do Santuário de Fátima interpretou Toccata in seven, de J. Rutter (1945-); fará uma improvisação sobre “Salve Regina (tonus simplex)” e interpretará, ainda, L’Ascencion - III: Transports de joie d’une âme, de O. Messiaen (1908-1992).

 

1 de setembro - O Santuário de Fátima assinalou o Dia Mundial da Oração pelo Cuidado da Criação, com uma oração em todas as celebrações do programa oficial, ao longo de todo o dia,  juntando-se assim aos apelos do Papa Francisco para que todas as comunidades cristãs possam renovar a adesão pessoal à vocação de protetores da criação.

 

5 de setembro - Durante a penúltima visita temática deste ano à exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo”, a docente e investigadora de arte Laura Castro percorreu a vida e obra da escultora Irene de Vilar a partir de dois trabalhos que presentes naquela mostra.

 

9 de setembro - A Basílica de Nossa Senhora do Rosário acolheu o quarto de cinco “Encontros na Basílica”, agendados até novembro de 2018.

Inserido no programa do primeiro ano do triénio 2017-2020, com o tema “Tempo de Graça e misericórdia”, esta quarta palestra teve como tema “A mensagem dos Papas em Fátima” e como orador o padre Eduardo Caseiro.

 

12 de setembro - “Deus nunca fica insensível aos corações atribulados”, afirmou D. José Francisco Sanches Alves. O Arcebispo emérito de Évora, presidiu à Peregrinação Internacional Aniversária de Setembro no Santuário de Fátima. Na missa da vigília, no Recinto de Oração, lembrou o motivo que congrega tantos peregrinos na “Casa da Mãe”: “dar graças a Deus pelos imensos dons que tem concedido ao mundo, ao nosso país e a cada um de nós”.

 

16 de setembro - Cerca de 250 pessoas participaram na peregrinação da comunidade surda em Portugal a Fátima, que ofereceu, pela primeira vez, um momento de Reconciliação comunitária.

Desde há cinco anos que a Missa dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade, tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP).

 

18 de setembro - O metropolita Hilarion Alfeyev, responsável pelos assuntos externos e o diálogo com a Igreja Católica visitou o Santuário de Fátima. O número dois da Igreja Ortodoxa Russa foi acolhido por D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

 

3 de outubro - A sexta e última visita temática à exposição temporária “As Cores do Sol – A Luz de Fátima no Mundo Contemporâneo” encerrou o segundo ciclo de visitas. Os visitantes foram guiados por Isabel Roque que refletiu sobre “O Papel da Museologia na apresentação de conteúdos - a propósito da exposição ‘As cores do sol’: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”.

 

12 de outubro - O Recinto de Oração do Santuário encheu-se de peregrinos, provenientes dos cinco continentes, que vieram à Cova da Iria para participar na Peregrinação que evocou os 101 anos da última Aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

Na Missa da Vigília, logo após a Procissão das Velas, D. Alexis Mitsuru Shirahama, bispo de Hiroxima, que presidiu à peregrinação, deu graças pelo dom de Fátima, durante a homilia, apontando Maria como caminho para a misericórdia de Deus e cooperante na edificação de uma Igreja viva geradora da paz mundial.

O bispo de Hiroxima, D. Alexis Mitsuru Shirahama, que a arrogância do homem é o maior inimigo da paz.

“O Homem consegue destruir o mundo inteiro e a natureza com a sua arrogância. Acredito que a arrogância do homem é o maior inimigo no mundo de hoje” afirmou o prelado japonês.

 

14 de outubro - Santuário de Fátima fez memória de Paulo VI, no dia em que foi canonizado

Na missa dominical foram usadas as alfaias litúrgicas oferecidas pelo primeiro Papa a visitar a Cova da Iria.

 

15 de outubro - A Escola do Santuário de Fátima, desenvolvida pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, começou com o mote "Lúcia de Jesus, o coração como missão", envolvendo cerca de três dezenas de participantes que procuram aprofundar a consciência e a vocação missionária no horizonte da Mensagem de Fátima.

 

18 de outubro - O grupo de 70 Eurodeputados que integrou o 21º Encontro para o Diálogo Intercultural Anual do Grupo PPE esteve no Santuário de Fátima e foi acolhido pelo Cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, que sublinhou a importância e atualidade da Mensagem de Fátima num mundo “invadido por um egoísmo extremo” e  que precisa ser educado para  a paz.

 

28 de outubro - O Santuário de Fátima, através do seu Serviço de Música Sacra, apresentou na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a segunda edição dos “Ecos de Fátima”, desta vez com o concerto “Rosarium Fatimae”: um itinerário musical inspirado no Rosário, interpretado pelo Coro do Santuário de Fátima, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e os músicos do Serviço de Música Sacra.

 

31 de outubro - Exposição temporária «As Cores do Sol - A luz de Fátima no mundo contemporâneo» encerrou com balanço positivo. Passaram pela mostra 493 484 visitantes.

 

11 de novembro - Na quinta e última edição deste ano pastoral dos Encontros da Basílica, que decorreu na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário, falou sobre “a imagem peregrina da Virgem de Fátima e o seu papel no anúncio da mensagem da Cova da Iria”, apresentando as viagens cumpridas como uma “epopeia” que permitiu a “receção e inculturação do culto mariano e do próprio catolicismo à escala mundial”.

 

17 de novembro - O Santuário de Fátima promoveu um curso sobre a visão de eternidade na mensagem de Fátima, intitulado "E eu vou para o céu?» A visão da eternidade na mensagem de Fátima, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

O curso, promovido no âmbito da Escola do Santuário, desenvolvida pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, teve como público os peregrinos em geral, e pretendeu dar continuidade aos cursos sobre a mensagem de Fátima.

 

18 de novembro - Associando-se ao II Dia Mundial dos Pobres, o Santuário de Fátima promoveu este ano, pela primeira vez, a Peregrinação do Dia Mundial dos Pobres, numa iniciativa que quer trazer, a cada ano, à Cova da Iria, a expensas do Santuário, uma instituição diocesana nacional que se dedique à ação sócio caritativa. Este ano, o convite foi feito à Cáritas de Vila Real, que aceitou prontamente o repto do Santuário e organizou um grupo de 50 utentes para virem em peregrinação à Cova da Iria.

 

21 de novembro – Foi anunciado um estudo por especialistas da Escola das Artes da Universidade Católica à escultura nº 1 da Virgem Peregrina de Fátima.

O Museu do Santuário de Fátima encomendou um estudo sobre os materiais constituintes do suporte e superfície da escultura nº 1 da Virgem Peregrina de Fátima, datada de 1947, que se deslocará excecionalmente ao Panamá no próximo mês de janeiro.

 

01 de dezembro - Foi inaugurada a nova exposição temporária do Santuário “Capela Múndi”, que comemora o centenário da construção da Capelinha das Aparições, e que a apresenta como um dos mais importantes ícones do Santuário de Fátima.

Assente numa aturada pesquisa histórica, a exposição propõe ao visitante uma narrativa que se desenvolve em nove núcleos expositivos, que desvelam chaves de leitura sobre como uma pequena capela branca se tornou no centro das atenções de uma boa parte da humanidade.

 

5 de dezembro – Dia Internacional do Voluntariado foi assinalado na Cova da Iria, através de uma prece por intenção dos seus voluntários, lida em todas as celebrações do programa oficial do Santuário de Fátima.

 

08 de dezembro - O Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima acolheu 25 jovens voluntários, no Centro Pastoral de Paulo VI, para um encontro.

Esta iniciativa pretendeu fazer uma avaliação da experiência imersiva de voluntariado que ocorreu este ano com o projeto SETE, durante o verão, e todas as outras experiências em projetos concretos nos quais os jovens foram fundamentais para a sua implementação, como por exemplo o programa de Férias para Pais de Crianças com Deficiência, organizado pelo Santuário há mais de uma década e que este ano contou especialmente com a iniciativa `Vem para o Meio´.

 

13 de dezembro - O Santuário de Fátima lançou o primeiro de uma série de 13 podcasts com o título #Fátima no século XXI. Ao longo destes episódios, personalidades das mais variadas áreas do saber, que vão da história, à ciência, política, sociedade, cinema, música e ecologia integral, são convidadas a ler o acontecimento de Fátima na atualidade.

A rubrica começou com uma entrevista ao bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, que perspetiva o acontecimento e a mensagem no século XXI, centrado no trinómio Fátima, o Mundo e a Paz.

 

15 de dezembro – Teve início um percurso de experiência, formação e reflexão sobre o Rosário, com o objetivo de recuperar a consciência do seu significado, da sua profundidade e da sua atualidade.

“O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: Mistérios Gozosos” foi o tema da primeira etapa desta proposta formativa da Escola do Santuário de Fátima que será desenvolvida ao longo do ano, em quatro sessões.

 

16 de dezembro – O anfiteatro do Centro Pastoral Paulo VI, foi palco do Concerto de Natal do Santuário de Fátima, que contou com a presença do Coro Orquestra do Conservatório de Música e Artes do Centro e da Orquestra Bomtempo, sob a direção do m

PDF

HORÁRIOS

16 nov 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.