11 de setembro, 2007

Fátima recebeu, entre 04 e 07 de Outubro de 2007, uma reunião do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, que congrega as hierarquias da Igreja Católica de 34 países.
Presidentes das conferências episcopais consagraram a Igreja da Europa a Nossa Senhora
“Maria, Mãe da Igreja, reza por toda a Europa, reza por nós”

A 6 de Outubro, os presidentes das conferências episcopais da Europa, reunidos em Assembleia-geral em Fátima desde o dia 4 de Outubro, consagraram a Igreja da Europa a Nossa Senhora de Fátima.
No final da procissão das velas, D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa explicou aos peregrinos presentes no Santuário que os bispos da Europa estavam reunidos em Fátima para reflectir “sobre as realidades das nossas igrejas da Europa” e que neste encontro tomaram consciência “das várias dinâmicas que motivam o trabalho da Igreja nesta hora de esperança”.
De seguida, os bispos rezaram a Maria para que olhe pela Igreja da Europa. “Maria, Nossa Mãe, olha pela Igreja da Europa que confiamos ao teu amor materno, para que possamos estar abertos à Boa Nova, viver em paz e em harmonia. Dai-nos a graça de acolher os estrangeiros, de seremos generosos com os pobres, os sem casa e os desempregados, para que possamos proclamar com alegria o Evangelho da Esperança”, oraram os prelados.
Os presidentes das conferências episcopais da Europa entregaram ao Coração de Maria as famílias, os jovens, os idosos, os mais frágeis na mente e no corpo e todos os doentes.
A finalizar esta oração, escrita durante este encontro em Fátima, os bispos entregaram a nossa Senhora a Igreja na Europa para que “sejamos testemunho da santidade de vida, custódios da criação de Deus, portadores de paz e reconciliação e servos fiéis de Jesus Cristo que Se consagrou a Ele mesmo ao Pai dando a sua vida para apagar os nossos pecados, abrindo o caminho para a vida eterna. Maria, Mãe da Igreja, reza por toda a Europa, reza por nós”.
Após as várias jornadas de trabalho e de oração, os presidentes das conferências episcopais da Europa realizaram, ao final da tarde de 6 Out., uma visita guiada aos vários espaços do Santuário de Fátima, quer no próprio Santuário, quer a Aljustrel e aos Valinhos. Também visitaram as obras da Igreja da Santíssima Trindade.
Ao final do dia, os prelados, assinaram o Livro de Honra do Santuário de Fátima. “Por ocasião da Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopal da Europa confiámos o nosso continente à intercessão da Virgem de Fátima”, escreveu o presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), o Cardeal Peter Erdö, primaz da Hungria. 
 
-----------------------------------

 A Família é o futuro da Europa

A Família foi o tema por excelência do encontro que congregou em Fátima, de 4 a 7 de Outubro, os presidentes das conferências episcopais de todo o continente europeu, reunidos na Assembleia-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).
Em entrevista, na manhã de 7 de Outubro, à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), falou sobre esta Assembleia-geral.
“Nós próprios acreditamos que a Família tem futuro e, por outro lado, que o futuro da Europa é a Família. Renovámos o nosso empenho concreto em dar o nosso contributo, numa liberdade muito grande, propondo a Família, neste modelo que é o da Igreja, um modelo dialogante, mas persistente e fiel aos nossos objectivos”, afirmou D. Jorge Ortiga.
“O tema da Família que aqui foi abordado pode considerar-se único, não no sentido do tomarmos decisões comuns, mas de apresentarmos as nossas preocupações. Foi analisada a Família na sua situação jurídica, em cada país, (…), e consequentemente também foram analisadas as situações concretas e, depois, a resposta pastoral que cada Igreja está a dar, em cada país. Verificámos que a situação não é totalmente igual em todos os países, mas é muito idêntica, os problemas são praticamente os mesmos, as políticas familiares divergem, mas em aspectos, digamos, secundários. Verificámos que o fenómeno da globalização conduz para este desvalorizar da família, com o surgimento de outras formas, outros modelos alternativos, com todos os problemas que daí advém, com as consequências dos divórcios, da homossexualidade, e outros, mais ou menos iguais nos vários países da Europa”, afirmou o Presidente da CEP.
A Assembleia Plenária do CCEE acontece, de maneira rotativa, todos os anos, em diversos países. Em 2008 a Assembleia-Geral da CCEE decorrerá em Budapeste, a partir de 30 de Setembro.
“Em 2006, foi escolhida Fátima para acolher a Assembleia Plenária de 2007. Estávamos na Rússia, e escolhemos Fátima pela coincidência da celebração dos 90 anos das aparições”, recordou D. Jorge Ortiga, que resumiu ainda os âmbitos do trabalho desenvolvido pelo CCEE. “Este Conselho é um órgão que procura estimular a colegialidade entre as conferências episcopais. É uma colegialidade, como habitualmente se diz, afectiva, no sentido em que intensifica o relacionamento de umas conferências com as outras, de uns bispos com os outros, e depois, em segundo lugar, também é efectiva, isto é, procura também alguns resultados a partir de trabalhos concretos. Penso que há uma frase que sintetiza o que e ser CCEE - “O mínimo de estruturas e o máximo de resultados’. O CCEE está organizado em comissões, em várias temáticas, que trabalham todo o ano, com reuniões concretas. A Assembleia-geral pretende pôr em comum aquilo que foi realizado a nível do CCEE e particularmente no âmbito destas comissões: a respeito da catequese, da escola, das vocações, da pastoral com os presos, do relacionamento com outros conselhos de conferências, e outras”.
LeopolDina Reis Simões
 
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.