Presidente e Primeiro Ministro convidam chefes de Estado e de Governo ibero-americanos a visitarem Fátima em 2017
Perspetiva religiosa e cultural dos acontecimentos de 1917 motivam convite
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou hoje os chefes de Estado e de Governo ibero-americanos a visitarem Fátima por ocasião das comemorações do centenário dos acontecimentos de 1917 na Cova da Iria, noticia a agência Lusa.
O chefe de Estado fez este convite na sua intervenção na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, que decorre em Cartagena das Índias, na Colômbia, quando falava sobre a cultura: "Na cultura entram também crenças e formas de circulação, crenças religiosas. Recordo para o ano o centenário de Fátima em Portugal, para o que estais convidados".
Em seguida, discursou o primeiro-ministro António Costa, que complementou esse convite: "Quero juntar ao convite que o Presidente da República de Portugal já fez para que visitem Portugal por ocasião do centenário de Fátima, [um convite] para que visitem Portugal também no próximo ano porque Lisboa será capital ibero-americana da cultura".
"Mais do que interesses, aquilo que nos une é uma cultura comum. E a capital da cultura em Lisboa significa que Lisboa será no próximo ano a capital de todos vós. Muito obrigado, e bem-vindos a Portugal", acrescentou o primeiro-ministro e ex-autarca da capital portuguesa.
Recorde-se que também o Papa Francisco já confirmou ao bispo de Leiria Fátima e aos jornalistas a sua intenção de vir a Fátima em 2017 para a celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, na Cova da Iria.
Também o Presidente da República aceitou o convite do Santuário de Fátima para estar no concerto de encerramento das celebrações, a 13 de outubro de 2017, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima onde a Orquestra e o Coro da Gulbenkian, sob a direção da maestrina Joana Carneiro interpretarão as obras dos compositores de James MacMillan e Eurico Carrapatoso, encomendadas pelo Santuário para o Centenário.
|