02 de março, 2009

A convite da Comissão Organizadora do Congresso de Antigos Alunos dos Seminários, uma iniciativa do Santuário de Fátima a realizar no âmbito da Celebração dos 100 Anos do Nascimento de Francisco Marto, o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa está a realizar um inquérito que pretende retratar o percurso de vida dos antigos alunos dos seminários e institutos religiosos de Portugal.
 
Nas palavras do investigador do CESOP João António procurar-se-á com este estudo “compreender o que levou os antigos alunos a entrar no Seminário, que memórias guardam do Seminário, que percursos de vida percorreram até aqui e conhecer as suas opiniões sobre a relevância dos Seminários para a sociedade em geral. Não se trata dum estudo em profundidade, mas sim dum primeiro retrato duma população que, ao que sei, nunca foi estudada deste modo. Assim, diria que para além de permitir saber, de uma maneira sucinta, por onde andam, o que fazem, como estão ou o que pensam os antigos alunos, esta sondagem tem ainda o interesse de poder suscitar novas perguntas que outros poderão procurar responder utilizando esta ou outra metodologia”.
 
O Centro de Estudos e Sondagens de Opinião tem vindo a desenvolver numerosos projectos de investigação que se dividem em duas grandes áreas: as sondagens de opinião e os estudos de âmbito sociológico.
 
Em termos de metodologia, este trabalho de investigação que será apresentado em Fátima na tarde do dia 24 de Abril, explica João António, “trata-se duma sondagem por telefone que consistirá em entrevistas de aproximadamente 20 minutos. Temos como objectivo entrevistar cerca de 1200 antigos seminaristas. Procuraremos entrevistar pessoas de todos os Seminários para que possamos obter uma amostra o mais diversificada possível. Da mesma forma tentaremos entrevistar pessoas de várias gerações. Mas a amostra final dependerá da vontade de participação demonstrada pelos potenciais inquiridos e da validade e actualização dos dados de que partimos, isto é, dos contactos telefónicos que nos foram fornecidos pela Comissão Organizadora do Congresso. Os telefonemas serão feitos a partir do final do mês de Fevereiro e pensamos que deveremos ter todos os dados recolhidos até final de Março”.
 
Pretende a Comissão Organizadora e o CESOP “que a sondagem traga resultados válidos e que a sua apresentação no Congresso contribua para a reflexão sobre a importância dos Seminários na sociedade portuguesa do século XX e deste início de século XXI”.
 
Recorde-se que continuam abertas as inscrições para o I Congresso de Antigos Alunos dos Seminários, que decorrerá nos dias 24 a 26 de Abril, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.
 
Este congresso nacional, intitulado “Seminários: da memória à profecia”, propõe a reflexão sobre várias temáticas relacionadas com o desenvolvimento e o papel dos seminários, sobre as opções de vida e sobre a vocação, e alia estes momentos de reflexão a outros de oração e culturais.
 
Para os momentos culturais em específico, e porque a formação cultural a vários níveis desde sempre marcou a vida dos alunos no seminário, os antigos seminaristas são chamados a dar mostras da sua criatividade e habilidades com a elaboração de posters para uma exposição e a animar um sarau cultural, a realizar no dia 25 de Abril, e um tempo de animação durante o almoço-convívio do dia 26 de Abril.

PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.