24 de setembro, 2017

3J3A6883.jpg

 

Polacos oferecem custódia com a silhueta da imagem de Nossa Senhora ao Santuário de Fátima

A oferta foi feita este domingo pelo arcebispo metropolita de Cracóvia

 

O Santuário de Fátima recebeu este domingo das mãos do arcebispo metropolita de Cracóvia, D. Marek Jedraszewski, uma custódia com a silhueta da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

A custódia, "Mulher da Eucaristia", preparada pelo Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Zakopane, na Polónia e pela Fundação dos Anjos da Misericórdia, é uma oferta do povo polaco ao Santuário de Fátima por ocasião do Centenário das Aparições.

“Esta custódia é a expressão do compromisso do povo polaco para com a mensagem de oração e conversão pela Paz, deixada aqui há cem anos por Nossa Senhora” disse o arcebispo metropolita de Cracóvia.

Numa alocução aos peregrinos no final da missa dominical no Recinto, em língua polaca, D. Marek Jedraszewski lembrou a história das aparições e sublinhou a importância do pedido deixado por Nossa Senhora para a construção da Paz no mundo.

“Foi a surdez espiritual a este pedido que fez com que estoirasse a II Guerra Mundial” e depois mais tarde o “ateísmo que a Rússia derramou sobre o mundo” e que gerou tantos conflitos e perseguições à igreja, dando como exemplo máximo o atentado sofrido por São João Paulo II,  então Papa, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“Durante quase 50 anos, entre 39 e 89, nós polacos opusemo-nos à violência com a oração a Nossa Senhora e nela depositámos todas as nossas esperanças, confiando-lhe a nossa proteção”, disse ainda o arcebispo.

“Queremos permanecer fiéis a este compromisso até ao fim e, por isso, estamos hoje aqui de novo em Fátima”.

A custódia oferecida pelo povo polaco ao Santuário é feita de ouro e prata, com 12 doze meteoritos e uma pedra trazida da lua.

A custódia peregrinou pelas terras da Polónia com a intenção da paz e da reconciliação, visitando 99 igrejas e santuários polacos. Chegou agora a Fátima (centésima paragem), que se transformará na sua casa permanente.

“Que seja a portadora do Cristo para todos os peregrinos que vêm a este Santuário, que a Paz alcance as terras polacas e que a voz de Nossa Senhora e o seu apelo sejam ouvidos em todo o país” disse ainda o arcebispo metropolita de Cracóvia. Durante o ato de entrega da custódia foi entoado um cântico típico da Polónia por dez músicos naturais deste país.

Esta custódia servirá esta tarde na Procissão do Santíssimo no Recinto de Oração do Santuário de Fátima e que será presidida por D. Marek Jedraszewski.

TAGS

fatima2017
PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.