18 de março, 2019
#PlayFátima é o desafio para a II Jornada de Comunicação do Santuário de FátimaIniciativa está agendada para o próximo dia 29 de março, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima
O Santuário de Fátima promove no próximo dia 29 de março, a II Jornada de Comunicação, com o título #PlayFátima. A iniciativa tem lugar no Centro Pastoral de Paulo VI, e é aberta a todos os que trabalham na área da comunicação. Na génese desta segunda edição está a “era digital”, “onde a imagem vale tanto como as palavras”, afirma o Reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas. “Mais do que uma revolução tecnológica vivemos uma revolução de linguagem, em que os paradigmas são outros e os métodos de explicitação da Fé também se alteraram, exigindo uma reflexão séria sobre como é que a teologia pode iluminar esse novo espaço teológico em emergência”, escreve o sacerdote, acerca desta iniciativa. No Santuário de Fátima vive-se uma nova fase, em que é evidente a aposta no vídeo online, materializada já pelo streaming que diariamente é disponibilizado aos peregrinos com as celebrações na Capelinha das Aparições e também a oferta da missa diária do programa oficial, às 11h00. Esta II Jornada de Comunicação do Santuário de Fátima inserida no contexto do ano pastoral – Dar Graças por Peregrinar em Igreja – interpela para os desafios que se colocam hoje à comunicação nas redes sociais e aos instrumentos que são utilizados para melhorar e rentabilizar, de forma verdadeira e eficaz, a mensagem. A abertura está agendada para as 10h00, com a palavra inicial do Pe. Vitor Coutinho, Vice-Reitor do Santuário de Fatima, e da Diretora do Gabinete de Comunicação, Carmo Rodeia. No primeiro painel, Joana Martins, da RTP, e Manuel Pestana Machado, do Observador, vão refletir sobre a importância do vídeo nas redes sociais. Clara Almeida Santos, da Universidade de Coimbra, falará sobre o StoryTelling digital. No segundo painel, Nuno Patrício, da RTP, e Tiago Lavado, da BTV irão abordar a articulação entre a linguagem do vídeo e a linguagem institucional. No terceiro e último painel, Paulo Santos, da Escutismo TV e fará uma reflexão acerca do modo como se pode comunicar o evangelho através da imagem. A II jornada de comunicação do Santuário de Fátima é aberta a todos os profissionais de comunicação - jornalistas, assessores, repórteres e comunicadores em geral -, mediante a inscrição prévia, com um custo de 10 euros, que inclui almoço. |