11 de maio, 2014

 
 
Vêm de todo o país e já não só do norte, como era mais caraterístico; vêm de forma mais organizada, acompanhados por guias ou por peregrinos com maior experiência na peregrinação a pé; muito grupos são de centenas de pessoas, como o grupo de 350 peregrinos vindo de Espinho e o grupo de 87 peregrinos de Valongo, que alcançaram a Cova da Iria na manhã de ontem. 
 
Falamos dos milhares peregrinos que se puseram a caminho a pé, dos que percorrem as estradas portuguesas desde os últimos dias de abril e que têm o Santuário de Fátima como meta do seu percurso. Estes dois grupos do norte traziam estampadas nas suas camisolas as palavras "Envolvidos no amor de Deus pelo mundo", tema do ano pastoral do Santuário de Fátima.
 
A peregrinação aniversária tem abertura oficial marcada para as 18:30 do dia 12 de maio e este ano é presidida por D. Fouad Twal, patriarca latino de Jerusalém. 
 
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário, o padre Manuel Antunes, diretor do Serviço de Associações (SEDO) do Santuário de Fátima e assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), entidade que coordena o acompanhamento dos peregrinos ao longo do percurso, antecipa que serão à volta de 35 mil os que nestes dias peregrinam até Fátima a pé.
 
“De ano para ano tem melhorado muito o trabalho da GNR, uma presença que entendemos muito importante; temos também verificado o grande empenho das autarquias dos principais lugares por onde passam peregrinos”, sublinha o padre Manuel Antunes.
 
O Movimento da Mensagem de Fátima tem sob a sua coordenação para esta peregrinação 72 postos de acolhimento distribuídos pelos caminhos de Fátima. Nestes postos trabalham voluntariamente 1500 pessoas ligadas às seguintes entidades: MMF, Ordem de Malta, Cruz Vermelha, Escuteiros e Bombeiros.
 
Além dos 72 postos fixos, este ano foram criadas sete equipas itinerantes para apoio ao longo do percurso.
 
Em toda esta dinâmica, que se repete todos os meses de maio, o padre Manuel Antunes destaca também o esforço de empresas e de particulares que, das mais diversas formas, apoiam aos peregrinos. 
 
“Expressamos o nosso agradecimento em nome do Santuário e em nome dos peregrinos”, concluiu.
 
LeopolDina Simões
 
 
PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.