06 de março, 2022

2022-03-06_Missa_Domingo_2.jpg

Peregrinos desafiados à conversão sob o escudo da Palavra de Deus

D. António Augusto Azevedo convidou os peregrinos a encetar um caminho de deserto para descobrir o essencial, rumo a uma conversão que toma a Palavra de Deus para vencer as tentações que assolam as vidas e o mundo.

 

Na homilia da Missa deste primeiro Domingo da Quaresma, D. António Augusto Azevedo, bispo de Vila Real, convidou a assembleia reunida na Basílica da Santíssima Trindade a refletir sobre as tentações que afetam as suas vidas pessoais, perspetivando o tempo quaresmal como tempo de conversão. À luz do Evangelho deste domingo, que relata os 40 dias que Jesus se isolou no deserto, o prelado apresentou três tentações que proliferam no mundo de hoje e apresentou a Palavra de Deus como escudo derradeiro para as vencer.

A partir da tentação feita a Jesus para transformar as pedras em pão, o prelado inferiu a tentação do materialismo atual.

“Tantas vezes, reduzimos tudo à equação: o que é que posso ganhar, em que é que posso beneficiar? (…) Colocando como critério o nosso bem-estar e o nosso interesse. A vida do Homem não se reduz às coisas e ao seu bem-estar. Esta sociedade da abundância em que vivemos é, simultaneamente, uma sociedade onde há vidas e corações vazios, marcados pela solidão e carentes de amor, vida, esperança, sentido, e onde falta a Palavra de Deus.”

Partindo da proposta que o diabo faz a Jesus para que se ajoelhe perante ele para dominar os reinos da terra, o bispo de Vila Real deduziu a “tentação insaciável” do poder, dos pequenos poderes das instituições e o desejo de dominar sobre os outros e sobre as sociedades e os povos.

“Hoje, essa tentação envenena tantos raciocínios, usando métodos reprováveis que atropelam valores, regras, princípios e a dignidade do outro. A ânsia do poder é de todos os tempos, mas hoje tem expressões verdadeiramente desumanas, porque usam violência e não olham a meios para obter fins, causando sofrimento e morte.”

Relembrando a proposta que o diabo faz a Jesus para que se lance do pináculo do tempo, confiando que os anjos o amparam, o presidente da celebração leu uma outra tentação atual: a de “perverter a própria essência da religião e do essencial da relação com Deus”.

“Não podemos pôr Deus ao nosso serviço… Somos nós que nos colocamos ao serviço de Deus, (…) do Seu Reino e dos irmãos”, afirmou, ao lembrar outras tentações que habitam o mundo de hoje como: o comodismo, o egoísmo e os vícios.

Na conclusão, D. António Augusto Azevedo apresentou a vitória derradeira de Jesus sobre as tentações como impulso para um caminho pessoal de conversão.

“Depois daqueles 40 dias, Jesus venceu o espírito do mal e continuou o Seu caminho, bem mais forte. Neste tempo de pandemia, também nós fizemos um tempo de deserto que nos confrontou com tantas situações, limitações e fragilidades concretas da nossa vida. Devemos sair deste tempo mais fortes espiritualmente. Devemos, também, terminar este tempo quaresmal mais fortes e preparados para renovar a nossa fé pascal e batismal. Para vencermos as tentações que afetam a nossa vida, importa que a Palavra de Deus esteja na nossa mente e no nosso coração.”

Na celebração participaram casais que estão reunidos este fim-de-semana em Fátima no 52º Encontro Peregrinação Nacional dos Centros de Preparação para o Matrimónio.

Estiveram também presentes na Basílica da Santíssima Trindade o Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Carlos França, e o futuro embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreira, que estão de visita oficial ao Santuário de Fátima.

Esta tarde, às 15h30, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe o primeiro Encontro na Basílica de 2021/22, onde o padre David Palatino, docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, vai apresentar uma reflexão assente na vida de S. Paulo.

PDF

HORÁRIOS

24 nov 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.