13 de julho, 2006


"Não temais, sou o Anjo da Paz" foi o slogan da Peregrinação.
Porque pensamos que estas palavras do Anjo, mais do que quaisquer outras, são portadoras de muita serenidade, confiança e paz, face aos muitos medos que nos assaltam na sociedade de hoje. Uma mensagem que nos vem de Deus e nos desafia a confiar sempre na Sua amorosa providência que pelos Seus Anjos, está sempre do nosso lado, sobretudo na adversidade, para nos dar a paz nos momentos de angústia.
 
Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima
Uma oração por um mundo mais fraternal e justo
Milhares de meninos e meninas celebraram hoje, 10 de Junho, no Santuário de Fátima, o 90.º aniversário das aparições do Anjo, ocorridas durante o ano de 1916.
O lema que congregou o numeroso grupo de crianças – cerca de trinta mil –, oriundo de todas as dioceses do país, incluindo dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, foi “Não temais, sou o Anjo da Paz”, expressão usada pelo Anjo na primeira aparição aos Três Pastorinhos de Fátima.
No total, participaram na Eucaristia principal da Peregrinação mais de cem mil peregrinos.
Nas celebrações da manhã de hoje – Eucaristia, antecedida da oração do Rosário - , as crianças foram convidadas a reflectir sobre a realidade dos Anjos, mensageiros e protectores de cada pessoa e de cada nação.
Durante a homilia, o presidente da celebração, D. Serafim Ferreira e Silva pediu às crianças que tivessem “coragem para tornar o mundo melhor”, “fraternal e mais justo”, e recordou as palavras do Anjo de Portugal nas aparições aos Pastorinhos de Fátima.
No momento da Oração dos Fiéis, as crianças relembraram os medos mais comuns que têm, e as situações infelizes que muitos vivem: o medo do escuro e do desconhecido, da guerra e do ódio, e de todas as agressões, violências e abandonos.
Também pela voz de crianças, foram nesse momento pedidos a Deus “a defesa das vítimas”, “o envio do Anjo da paz para que a vida das crianças decorra na tranquilidade” e para que todas (as crianças) possam “sentir o amor e o conforto que precisam”.
Enquanto estes pedidos eram feitos, nos braços e no corpo de uma grande cruz, colocada em frente do Altar, apareciam as palavras “Luz”, “Vida”, “Amor” e “Perdão”.

Um momento sempre aguardado com expectativa nesta peregrinação, marcada pela simplicidade e pela alegria transmitida pelos pequenos peregrinos, é o chamado “momento da surpresa”.
Este ano, a surpresa foi a oferta do livro “O Anjo de Fátima”, uma edição de 30.000 exemplares, que publica as mensagens da Comissão de organização da Peregrinação e do Reitor do Santuário, e inclui parte das “Memórias da Irmã Lúcia”, onde é feito o relato das aparições do Anjo. A publicação encerra com o poema inédito “As três aparições do Anjo”, da autoria de Rosa Lobato Faria.
“O Anjo de Fátima” só foi possível devido à colaboração das próprias crianças, uma vez que é o resultado do concurso nacional lançado pelo Santuário a todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Portugal. Concorreram 1.937 trabalhos de 56 escolas. Trinta desses trabalhos ilustram esta publicação oferecida às crianças. 
 A capa da publicação é da autoria da Joana Barros Silva, uma menina que frequenta o 2.º ano do Centro de Educação e Reabilitação de Crianças e Jovens Inadaptadas, de Fafe.
Oito dos melhores desenhos e dois dos melhores textos foram também colocados em formato cartaz junto ao local das aparições do Anjo.
"Os trabalhos aqui reproduzidos reflectem, por um lado, o conhecimento da história das Aparições, e por outro, a criatividade e originalidade com que as meninas e os meninos, no esplendor da sua infância souberam reinventar/interpretar este fenómeno sobrenatural", refere a mensagem da Comissão organizadora.
“E o nosso bem-haja para quantos colaboraram neste livrinho: professores, crianças do primeiro ciclo (quase duas mil!), e a poetisa Rosa Lobato Faria. (…) O Anjo da Paz nos guarde de toda a guerra! O Anjo de Portugal o guarde de todo o mal!”, transmite o Reitor do Santuário, na sua mensagem publicada no livro.
 
A alegria e a espontaneidade trazidas pelas crianças transformam o Santuário por ocasião desta Peregrinação Nacional. Até o sempre marcante momento da Procissão do Adeus a Nossa Senhora, com o retorno da Imagem de Nossa Senhora à Capelinha das Aparições, com os lenços brancos a acenar no ar, foi hoje colorido e diferente, uma vez que, ao invés de usarem lenços, as crianças acenaram com os seus chapéus e bonés coloridos.
Uma vez mais, a animação musical litúrgica desta Peregrinação esteve a cargo da “Schola Cantorum os Pastorinhos de Fátima”, grupo coral infantil do Santuário de Fátima.
Boletim Informativo 65/2006, de 10 de Junho às 16h00, da Sala de Imprensa do Santuário de Fátima
----

Boletim Informativo 64/2006, de 10 de Junho às 10h35, da Sala de Imprensa do Santuário de Fátima:
Celebração da noite de ontem relembrou os anjos, mensageiros e protectores
Está a iniciar-se no Santuário de Fátima a celebração Eucarística da Peregrinação Nacional das Crianças, presidida pelo Administrador Apostólico da Diocese de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva.
A peregrinação das crianças marca visualmente a diferença em relação a outras grandes celebrações. A presença de milhares de peregrinos a usarem camisolas, bonés e fitas de cores vivas, com mensagens que apelam à paz e à oração não é novidade no Santuário, contudo, a diferença, a 9 e 10 de Junho de cada ano, está em que nestes dias os peregrinos são crianças e jovens.
Desde ontem, dia 9 de Junho, que o Altar do Recinto está escondido por um painel gigante com o símbolo e o tema da peregrinação deste ano em que se celebra o 90.º aniversário da aparição do Anjo em Fátima – Não temais, sou o anjo da paz. A ilustração do painel, que mostra um anjo com as asas aberta sem sinal de protecção, é da autoria de Emília Nadal, artista e presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes.
Na colunata do lado norte uma faixa horizontal branca inicia a oração que é terminada em outra faixa igual colocada na colunata sul “Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos”.
Duas outras faixas colocadas também em ambas as colunatas do Recinto do Santuário têm inscrito, no sentido vertical “Eu sou o anjo da guarda”, “O anjo de Portugal”.
Na noite de ontem, o Recinto do Santuário de Fátima mostrava esta particularidade da peregrinação das Crianças. Grandes grupos de meninos e meninas entraram no Santuário acompanhados pelos seus catequistas e educadores. Juntaram-se a eles outros grupos de crianças acompanhados de seus pais e também outros grupos de peregrinos adultos em peregrinação a Fátima.
Após a explicação do tema da peregrinação, as crianças foram convidadas a oferecer a flor que traziam para entregar Nossa Senhora em primeiro lugar ao amigo que se encontrava ao seu lado. Depois as flores foram recolhidas em açafates e levadas até junto da Imagem de Nossa Senhora, na Capelinha.
“Sabem que os anjos estão junto de Deus para colaborarem com Ele, cantam a sua glória, adoram-No, são seus mensageiros e guardam-nos a nós. Deus gosta tanto de nós que nos deu a cada um ano para nos guardar, para nos proteger, para nos guiar nos caminhos, para nos ajudar a ser felizes”, explicou o P. José Baptista, director do Serviço de Pastoral Litúrgica do Santuário.
Iniciada a oração do Rosário, foram recordados os momentos da vida da Sagrada Família em que os anjos intervieram para anunciar a boa nova, como mensageiros de Deus. Dois ecrãs gigantes, colocados detrás da Capelinha das Aparições ilustravam cada momento de reflexão e de oração com imagens de anjos.
No final do terceiro mistério as crianças foram convidadas a seguir em procissão a Imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora, que foi levada da Capelinha em direcção ao altar montado no Recinto, e a sentarem-se na escadaria.
A luz, símbolo de Cristo, marcou o momento seguinte. As crianças levantaram as velas acesas, o Santíssimo Sacramento foi trazido, descendo a escadaria, ladeado por archotes de luz levados por crianças, e uma luz forte incidiu sobre a custódia.
Assim que terminou a oração do Rosário, no Altar da peregrinação, um grupo de crianças do Colégio do Sagrado Coração de Maria apresentou uma encenação com a representação das três aparições do Anjo em Fátima a Francisco, Jacinta e Lúcia. Seguiu-se depois o tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento, em ambiente de recolhimento, apenas com a repetição pela assembleia das orações.

-----------------
Informação de Arquivo:

A Comissão responsável enviou aos párocos, catequistas e a outros responsáveis de grupos de crianças um convite/informação sobre a Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, marcada para 9 e 10 de Junho.
O tema da Peregrinação centra-se na mensagem do Anjo: “Não temais, sou o Anjo da Paz”, por ocasião da celebração do 90.º aniversário da sua aparição.
Presidirá a este encontro de fé e de festa, que congregará em Fátima as crianças portuguesas, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, Administrador Apostólico da Diocese de Leiria-Fátima.
 

Foto arquivo 2005

Apresentação da Peregrinação
Faz este ano 90 anos que o Céu se abriu pela 1ª vez em Fátima, com a aparição do Anjo da Paz na Loca do Cabeço. Por isso, a Comissão Responsável pela preparação da Peregrinação das Crianças decidiu interromper o tema dos Mandamentos da Lei de Deus para dar prioridade a este acontecimento, adoptando - o como tema desta Peregrinação de 2006.
1. A Mensagem do Anjo
"Não temais, sou o Anjo da Paz" é o slogan que escolhemos para a Peregrinação. Porque pensamos que estas palavras do Anjo, mais do que quaisquer outras, são portadoras de muita serenidade, confiança e paz, face aos muitos medos que nos assaltam na sociedade de hoje. Uma mensagem que nos vem de Deus e nos desafia a confiar sempre na Sua amorosa providência que pelos Seus Anjos, está sempre do nosso lado, sobretudo na adversidade, para nos dar a paz nos momentos de angústia.
2. A Mensagem do Anjo na Peregrinação
Se nós os adultos, temos os nossos medos, nas crianças, são uma constante. A criança tem medo do escuro, do animal que não conhece e até das pessoas...tem medo dos fantasmas, enfim, medo do desconhecido. E tem sobretudo medo de perder a amizade, a protecção e a segurança de que necessita, da parte dos adultos, especialmente da família. Daí os traumas que se geram na criança, quando essa segurança ameaça fragilizar-se.
A Mensagem do Anjo:" Não temais..."às primeiras três crianças, na Loca do Cabeço, quer dirigir-se se nesta Peregrinação a todas as crianças para lhes dizer que, afinal, elas não estão sós; Deus vem o nosso encontro e pode transformar os nossos medos em certezas de segurança. Como? - Na medida em que acreditamos que Ele está mesmo connosco e que podemos contar mesmo com Ele, que tem inúmeras maneiras de vir ao nosso encontro e se tornar presente junto de nós. A nossa confiança inabalável em Deus, criará as condições para que Ele faça maravilhas em nosso favor. Ajudemos as crianças a perceber esta Mensagem do Anjo de Fátima.
3. Programa da Peregrinação
Dia 9
Das 18h às 20 h - Visita aos locais da aparição do Anjo: Loca do Cabeço e quintal da Ir. Lúcia (livre)
21,15h – Os sinos convidam à oração.
21,30 h - Celebração da noite: "Orar com os Anjos”, pelo Colégio do Sagrado Coração de Maria/Fátima
Dia 10
Das 8,30h às 9,00h – Oferta de flores a Nossa Senhora, na Capelinha.
9,30 h - Encenação no Centro Paulo VI: "Aparições do Anjo", pelo Colégio de S. Miguel/Fátima
9,30h – “Cantar com os anjos”, na Capelinha, pelo Coro Infantil e Juvenil de Vila Boa de Quires (Para as crianças que não forem ao Centro Pastoral Paulo VI)
10,00 h – Recitação do Rosário.
11,30 h - Celebração Eucarística -" Não tenhais medo"
15,00 h - Encenação no Centro Paulo VI - " Aparições do Anjo"
Informações várias:
Alojamentos
Dada a grande afluência de trânsito no dia 10 de manhã e da dificuldade de os grupos de mais longe chegarem a Fátima em tempo útil, sugere-se que, sendo possível, esses grupos venham no dia 9 de tarde, sabendo que o Santuário oferece alojamento, embora precário, aos grupos que o desejarem, desde que o peçam atempadamente para o Serviço de Alojamento, Santuário de Fátima, 2495 - 908 Fátima, indicando o  número de crianças (quantos meninos e quantas meninas) e quantos adultos (um, por cada 8 a 10 crianças), a paróquia e a diocese.
Chegada a Fátima
Temo-nos dado conta que para a Peregrinação das Crianças, nem sempre os grupos que saem cedo das suas terras, chegam a Fátima em tempo útil, por causa dos atrasos provocados pela grande afluência de trânsito. Alguns chegam mesmo muito depois de tudo ter acabado.
Para obstar a situações desta natureza e de acordo com os serviços da GNR e da Polícia de Viação e Trânsito, a fim de evitar longas esperas junto da portagem de entrada em Fátima, recomenda - se que na viagem do dia 10 de Junho de manhã, se utilizem itinerários alternativos à auto-estrada, a partir de Leiria / Batalha (Norte) e Torres Novas / Minde (Sul).
À entrada em Fátima, todos os autocarros deverão vir identificados com os seguintes distintivos: os do Norte, com o de cor laranja e os do Sul com os de cor azul, que enviamos. Os carros ligeiros não necessitam de distintivo, porque não serão aparcados no mesmo local dos autocarros.
-------
Boletim Informativo 62/2006, de 7 de Junho, da Sala de Imprensa do Santuário:


Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima
“Não temais, sou o Anjo da Paz”


O Recinto de Oração do Santuário de Fátima já está a ser preparado para receber a Peregrinação Nacional das Crianças Portuguesas a Fátima, nos dias 9 e 10 de Junho.
Como habitualmente acontece para esta peregrinação anual, já está a ser montado o altar onde decorrerão as principais celebrações do dia 10. Fica localizado entre a escadaria do Altar do Recinto e a estátua do Sagrado Coração de Jesus. No dia 10, as crianças serão convidadas a sentar-se na escadaria do Recinto e o Altar ficará defronte para elas.
Presidirá a esta peregrinação, este ano com o tema “Não temais, sou o Anjo da Paz”, D. Serafim Ferreira e Silva, Administrador Apostólico de Leiria-Fátima.
A comissão organizadora da peregrinação explica desta forma a escolha do lema deste encontro de fé e de festa: “Não temais, sou o Anjo da Paz é o slogan que escolhemos para a Peregrinação. Porque pensamos que estas palavras do Anjo, mais do que quaisquer outras, são portadoras de muita serenidade, confiança e paz, face aos muitos medos que nos assaltam na sociedade de hoje. Uma mensagem que nos vem de Deus e nos desafia a confiar sempre na Sua amorosa providência que pelos Seus Anjos, está sempre do nosso lado, sobretudo na adversidade, para nos dar a paz nos momentos de angústia”.
A Peregrinação das Crianças tem sido nos últimos anos a que junta um maior número de autocarros na cidade. Em 2005 foram 833 os autocarros que estacionaram na Cova da Iria no dia 10 de Junho. Em 2004, a mesma contagem, para o mesmo dia, totalizou 467 autocarros.
Dada a grande afluência de trânsito no dia 10 de manhã e da dificuldade de os grupos de mais longe chegarem a Fátima em tempo útil, sugere-se que, sendo possível, esses grupos venham no dia 9 de tarde, sabendo que o Santuário oferece alojamento, embora precário, aos grupos que o desejarem, desde que o peçam atempadamente para o Serviço de Alojamento, Santuário de Fátima, 2495 – 908 Fátima, indicando o  número de crianças (quantos meninos e quantas meninas) e quantos adultos (um, por cada 8 a 10 crianças), a paróquia e a diocese.
A organização tem-se dado conta que nem sempre os grupos que saem cedo das suas terras, chegam a Fátima em tempo útil, por causa dos atrasos provocados pela grande afluência de trânsito. Alguns chegam mesmo muito depois de tudo ter acabado, para grande tristeza das crianças.
Para obstar a situações desta natureza e de acordo com os serviços da GNR e da Polícia de Viação e Trânsito, a fim de evitar longas esperas junto da portagem de entrada em Fátima, recomenda-se que na viagem do dia 10 de Junho de manhã, se utilizem itinerários alternativos à auto-estrada, a partir de Leiria / Batalha (norte) e Torres Novas/Minde (Sul).
À entrada em Fátima, todos os autocarros devem vir identificados com os seguintes distintivos: os do Norte, com o de cor laranja e os do Sul com os de cor azul, que enviamos. Os carros ligeiros não necessitam de distintivo, porque não serão aparcados no mesmo local dos autocarros.


PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.