12 de outubro, 2004


No dia 10 de Junho o Santuário recebeu mais uma grande peregrinação, a Peregrinação Nacional das Crianças. Este ano voltaram a repetir-se a alegria, a boa disposição e a simplicidade que os mais pequenos imprimem em tudo aquilo que fazem.
Estiveram no Santuário cerca de doze mil crianças vindas de todo o país, acompanhadas pelos seus pais e familiares. No total, participaram na eucaristia principal da peregrinação à volta de 65 mil pessoas.
O tema proposto: “Honrar Pai e Mãe”, no contexto do tema anual do Santuário de Fátima, pretendeu ajudar as crianças, e também os adultos, a descobrir os seus pais como dádiva de Deus e a realçar a atitude de gratidão pelos pais que têm.
O presidente da eucaristia, D. Serafim Ferreira e Silva, bispo da Diocese de Leiria-Fátima, exortou crianças e adultos a rezar para que em todo o mundo as crianças tenham paz e pão.
 Por seu lado, cerca de dez mil crianças, em resposta ao pedido da organização da peregrinação, entregaram a Nossa Senhora as suas orações pelo pai e/ou pela mãe.
No dia da Solenidade do Corpo e Sangue de Deus, muitos meninos e meninas realizaram nas suas paróquias a sua 1.ª Comunhão, não podendo por isso participar na peregrinação. Também muitas crianças de Fátima fizeram hoje a Primeira Comunhão. A cerimónia, que decorre habitualmente na Igreja Paroquial de Fátima com uma visita à Capelinha das Aparições durante a tarde, integrou este ano o programa da Peregrinação das Crianças. No total, 120 meninos e meninas de Fátima puderam pela primeira vez comungar, renovando os votos baptismais.
Como lembrança deste dia, o Santuário ofereceu a estas crianças um Novo Testamento com a impressão “Recordação da minha Primeira Comunhão” e com uma dedicatória do Reitor do Santuário. Na dedicatória, o Pe. Luciano Guerra fez votos para que, com a bênção de Jesus, as crianças leiam aquele livro muitas vezes e para que nele possam encontrar a luz para a caminhada das suas vidas.
A todas as crianças foram oferecidos um desdobrável com uma oração aos Pastorinhos Beatos e uma fita, para enfeitar o cesto de pão da família, com a inscrição: “Pelo aconchego do lar, com seu pão e seu amor, com o pai e com a mãe, dêmos graças ao Senhor!”.
 
 
Shcola Cantorum: Os Pastorinhos de Fátima
As crianças como protagonistas

Também a animação musical desta eucaristia esteve a cargo de um grupo de crianças, que integram a “Shcola Cantorum: Os Pastorinhos de Fátima”.
As sessenta vozes deste coro do Santuário são de crianças que frequentam as escolas de Fátima, ao abrigo de um protocolo feito com o Agrupamento de Escolas e Jardins-de-infância de Fátima.
O primeiro ensaio do grupo decorreu em Janeiro e a primeira actuação na celebração litúrgica dos Beatos, a 20 de Fevereiro, apenas com a interpretação do Hino dos Pastorinhos.
Tendo estado presentes em outras celebrações realizadas no Santuário, as crianças tiveram a grande apresentação em público nesta peregrinação.
Aprofundar a mensagem de Fátima através da música, dotar o Santuário de uma formação coral infantil que possa animar musicalmente algumas das celebrações marcadamente mais para a infância, e em simultâneo promover a composição e prática de repertório musical litúrgico são alguns dos objectivos deste projecto, pensado também no sentido da formação de futuros elementos para o Grande Coro do Santuário. O maestro responsável por este coro é Paulo Lameiro.
Em busca da felicidade
Ainda que a grande celebração da Peregrinação das Crianças tenha sido a Eucaristia, o programa geral inclui todos os anos muitos outros momentos de oração e convívio. As crianças que chegaram a Fátima no dia 9, puderam participar nas celebrações da noite, com a oração do Terço.
Os participantes neste Rosário foram convidados a reflectir sobre os vários momentos felizes das famílias: a gravidez, o nascimento e o Baptismo, a entrada no jardim-de-infância, a entrada para a escola e para a catequese e a Primeira Comunhão.
Ao longo do Terço iam sendo recolhidas as flores que as crianças levavam nas mãos para entregar à Sagrada Família, representada num andor que acompanhou a celebração.
A peregrinação incluiu, no dia 10, uma encenação teatral, no Centro Pastoral Paulo VI, realizada durante a manhã e repetida à tarde. Intitulado “Em busca da felicidade”, o jogo cénico foi feito por um grupo de estudantes do Centro de Estudos de Fátima e do Colégio do Sagrado Coração de Maria, duas instituições escolares de Fátima.
Ainda durante a manhã do dia 10, o Reitor do Santuário orientou a recitação do Rosário, enquanto decorria a recolha das orações que as crianças que entregaram a Nossa Senhora.
Jesus está entre nós

Às 16 horas do dia 10, as centenas de crianças que ainda se encontravam no Santuário, acompanhadas pelos seus familiares, imprimiram um colorido diferente à Procissão Eucarística. À passagem do Santíssimo Sacramento, algumas crianças acenaram com as fitas que lhe tinham sido oferecidas na eucaristia da manhã e outras lançaram na direcção da Custódia milhares de pétalas de rosas.
Sob a orientação dos sacerdotes, rezou-se a Jesus pelos pais, pelas famílias e por todas as crianças do mundo. As crianças foram convidadas também a rezar pelos seus avós.
Foi feita uma oração por todas as crianças que gostariam de ter participado na peregrinação e não o puderam fazer.

PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.