03 de julho, 2008

O Santuário de Fátima acolheu este fim-de-semana, 5 e 6 de Julho, milhares de peregrinos de todo o país em mais uma Peregrinação Missionária Nacional, iniciativa promovida e organizada pelos Institutos Ad gentes e que foi assumida como a preparação do Congresso Missionário Nacional 2008, agendado para os dias 3 a 7 de Setembro, também em Fátima.
A Peregrinação teve início, na tarde de 5 de Julho, com a saudação do presidente da Peregrinação, D. António Couto, Bispo Auxiliar de Braga, e ficou marcada pelo acolhimento a dois líderes do Povo Indígena de Roraima, Brasil.
A Igreja da Santíssima Trindade esteve completamente cheia de gente, a quem estes líderes contaram do sofrimento dos povos da Raposa Serra do Sol, que se deparam com problemas de ocupação de terra por proprietários brancos, que se recusam a sair desses territórios conforme determina o decreto de homologação assinado por Lula da Silva no ano de 2005.
Em mensagem enviada a estes líderes e através deles aos povos indígenas, o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Jorge Ortiga, manifestou o “apoio à causa do Povo Indígena da Raposa Serra do Sol” e fez votos para que “Que a anulação da homologação nunca aconteça”. Isto porque está para breve uma decisão do Supremo Tribunal Federal do Brasil, que se pronuncia em Agosto sobre um recurso contra o decreto de Homologação assinado por Lula da Silva.
Esta iniciativa foi mais um gesto da «Anna Pata Anna Yan» (Nossa Terra, Nossa Mãe), campanha que pretende lutar pelos direitos territoriais daqueles povos indígenas do Brasil. Recorde-se que a Terra Indígena Raposa Serra do Sol foi homologada pelo Presidente do Brasil em 15 de Abril de 2005, por decreto presidencial, após 38 anos de luta organizada dos povos indígenas. O decreto homologatório estabeleceu o período de um ano (até Abril de 2006) para a retirada de todos os não-indígenas da área, mediante contrapartidas do governo federal. No entanto, os fazendeiros recusam-se a sair e continuam a ocupar grandes áreas do local.

ARQUIVO
Peregrinação Missionária Nacional 2008
Numa organização dos Institutos Missionários Ad gentes, realiza-se este fim-de-semana (4 e 5 de Julho) em Fátima a II Peregrinação Missionária Nacional.
De acordo com o Padre José Luís Pimenta, da organização, integrarão esta grande peregrinação cerca de 20.000 peregrinos, unidos pelo lema “VIVE A MISSÃO, RASGA HORIZONTES”. 
Presidirá às celebrações D. António Couto, Bispo Auxiliar de Braga e Presidente da Comissão Episcopal de Missões, que ainda recentemente esteve em Fátima, onde presidiu à Peregrinação Internacional Aniversária de Junho (a 12 e 13).
A Missa de Domingo, às 11h00, será presidida por Mons. Jean Louis Bruguès, Arcebispo de Angers - França e Secretário da Congregação para a Educação Católica.
Integrada na Peregrinação, estará patente ao público, em uma das salas da Zona da Reconciliação da Igreja da Santíssima Trindade, uma Exposição Missionária que apresentará em 42 painéis cada um dos Institutos Misionários Ad Gentes.
Esta peregrinação prepara o Congresso Missionário Nacional, a realizar em Setembro em Fátima.
O programa é o que a seguir se apresenta:
Dia 5 (Sábado)
17H00 - Celebração Missionária
local: Igreja da Santíssima Trindade
* Saudação
** Oração Missionária
*** Eucaristia
21H30 – Recitação do Terço e Procissão
23H00 – Vigília Vocacional ( Ig. St. Trindade )
Dia 6 (Domingo)
10H00 – Recitação do Terço
11H00 – Eucaristia
15H00 – 17H00 - Sessão Missionária
Local: Auditório Paulo VI
 
PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.