Peregrinação Internacional Aniversária de agosto em Fátima vai ser presidida por D. Angelo Vincenzo Zani
Peregrinação é um dos momentos altos do programa da 44ª Semana das Migrações e tem por tema "Alegrai-vos no Senhor" (Fl 3, 1; Sl 32 (31), 11)
A Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de agosto, que assinala a quarta aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos, tem por tema “Alegrai-vos no Senhor” e será presidida pelo Secretário da Congregação para a Educação Católica, D. Angelo Vincenzo Zani e começa hoje.
O programa desta Peregrinação integra vários momentos celebrativos dos quais se destacam a Procissão das Velas e a Missa Internacional, esta sexta feira à noite e a celebração final amanhã, à hora do almoço.
Conhecida também como a Peregrinação dos Migrantes por coincidir com Peregrinação Nacional dos Migrantes, momento alto da Semana Nacional das Migrações, que decorre até domingo, reúne portugueses e estrangeiros, peregrinos de várias partes do mundo, que se dirigem a Fátima para confiar a Maria o próximo ano.
D. Angelo Vincenzo Zani <<trará o seu contributo à reflexão que está a ser levada a cabo pelos vários organismos europeus sobre o caminho a realizar em relação aos refugiados>>, refere Eugénia Costa Quaresma, diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário.
<<O senhor arcebispo foi convidado para presidir às principais eucaristias desta peregrinação e creio que a sua presença irá confirmar o caminho que temos que trilhar, envolvendo toda a sociedade civil e cruzando os diferentes setores da pastoral da Igreja>>, diz a responsável pela Obra Católica Portuguesa para as Migrações que organiza a Semana Nacional das Migrações com a Comissão Episcopal para a Mobilidade Humana.
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima Eugénia Quaresma lembra o apelo do Santo Padre na sua mensagem para o migrante e refugiado para este ano: «Não deixeis que vos roubem a esperança e a alegria de viver que brotam da experiência da misericórdia de Deus, que se manifesta nas pessoas que encontrais ao longo dos vossos caminhos!» e pede a cada cristão que <<seja capaz de dar testemunho de toda a paz, amor e ternura que é possível reencontrar em Fátima, e cada um seja nos locais onde trabalha, reside e estuda construtor da família humana que todo o cristão é chamado a ser>>.
Um gesto já habitual nesta Peregrinação de agosto é a oferta do trigo, durante o ofertório da Eucaristia do dia 13. Este gesto acontece desde 1940, ano em que um grupo de jovens da Juventude Agrária Católica da Diocese de Leiria, ofereceu 30 alqueires de trigo, destinados ao fabrico de hóstias para consumo no Santuário de Fátima. A partir desse ano, os peregrinos de várias dioceses, tanto nacionais como estrangeiras, deram continuidade ao gesto. Durante o ano de 2015 foram oferecidos 9.655 quilos de trigo e 483 quilos de farinha. Consumiram-se no Santuário, aproximadamente, 16.300 hóstias e 1.450.000 partículas. Foram celebradas 7.223 missas.
Neste momento encontram-se inscritos para a Peregrinação Internacional Aniversária de agosto 34 grupos de peregrinos naturais de 14 países. O país que mais peregrinos tem inscritos é a Espanha com cinco grupos com um total de 456 peregrinos.
A habitual conferência de imprensa conjunta de apresentação desta Peregrinação tem lugar esta sexta feira, às 16h00, no Centro de Imprensa do Santuário, junto à colunata Sul.
A 44ª Semana de Migrações tem como tema: “Migrantes e Refugiados: rosto da misericórdia” e termina a 14 de agosto, dia em que as dioceses e paróquias portuguesas estão convocadas para uma “jornada de solidariedade” a favor dos migrantes e refugiados.
PROGRAMA
|