13 de março, 2008

Igreja de Leiria-Fátima exortada a ser testemunho de esperança e de vida
Esta manhã, 9 de Março, no Santuário de Fátima, o Bispo de Leiria-Fátima exortou a sua diocese – “a minha queria igreja diocesana de Leiria-Fátima”, disse – a acolher, a saborear e a testemunhar a ternura de Deus.  
D. António pediu a cada comunidade cristã para que se coloque ao serviço dos outros, como expressão do amor de Deus e exemplo de confiança no Senhor.
Após a homilia os peregrinos presentes no Santuário manifestaram o seu “sim” a estes apelos de D. António Marto, com uma salva de palmas espontânea.
 Na sua meditação sobre a liturgia do dia, D. António Marto exclamou: “Quanto eu sonho, minha Igreja de Leiria-Fátima, ver comunidades cristãs como a casa de Betânia, onde não se olhe para a Igreja, para a comunidade paroquial, como um supermercado religioso, uma estação de serviço, mas como uma casa onde vivem uns para os outros!”.
Com um apelo a uma leitura mais aprofundada da Palavra do Senhor, D. António Marto sublinhou também a importância de cada cristão ser no mundo a expressão do poder do amor e da bondade de Deus. “Como sonho, minha querida Igreja de Leiria-Fátima, ver comunidades cristãs onde se exprime este afecto, esta compaixão, esta capacidade de partilhar as tristezas e as alegrias da vida!”, disse o prelado.
Contra o desencanto, o desânimo, a inércia e a lamentação da sociedade actual, o Bispo de Leiria-Fátima lançou um apelo à esperança e à alegria, para uma vida nova em Jesus Cristo. “A crise das famílias, da educação, a crise social em que vivemos é a falta de confiança na bondade, na beleza, na vida”, disse D. António.
Recorde-se que esta caminhada espiritual anual dos católicos da Diocese até Fátima dá continuidade a uma iniciativa que já vem desde 1931, um ano após o bispo D. José Alves Correia da Silva ter declarado dignas de crédito as aparições de Nossa Senhora. Este acto, que reúne cristãos leigos, religiosos e sacerdotes com o seu bispo é uma das expressões mais significativas da Igreja Diocesana.
Nesta Eucaristia principal presidida pelo Bispo Diocesano, celebrada no Recinto de Oração do Santuário, concelebraram o Bispo Emérito de Leiria-Fátima e setenta e cinco sacerdotes.
Antes da Eucaristia teve lugar, na igreja da Santíssima Trindade, uma leitura orante da Palavra de Deus (Lectio Divina) sobre o episódio da tranfiguração de Jesus e nele a manifestação da Santíssima Trindade. Seguiu-se a recitação do Rosário, na Capelinha das Aparições.  Na Lectio Divina, D. António Marto falou do subir ao monte, permanecer no monte contemplando a Deus, escutando-O, e descer do monte para testemunhar a beleza da vida cristã.
 
ARQUIVO:
Informação do Senhor P. Jorge Manuel Faria Guarda, Vigário Geral de Leiria-Fátima:
Sob o tema “Testemunhas da Ternura de Deus”, a diocese de Leiria-Fátima vai realizar a sua 77ª peregrinação ao Santuário de Fátima, no próximo dia 9 de Março. 
O programa, que este ano aproveita a novidade da existência da igreja da Santíssima Trindade e a recente celebração dos 90 anos das Aparições, é o seguinte:
08h00-09h00 - Confissões no Salão do Bom Pastor do Centro Pastoral Paulo VI
09h00 - Concentração na igreja da Santíssima Trindade e leitura orante de um texto bíblico sobre o mistério de Deus como comunhão de amor orientada pelo Senhor Bispo
9h45 - Desfile para a Capelinha e saudação a Nossa Senhora
10h00 - Oração do Rosário
11h00 - Celebração da Eucaristia no altar do recinto e bênção dos doentes
15h00 - Oratória sobre as aparições de Fátima, na igreja da Santíssima Trindade. (Entradas Livres)
Esta caminhada espiritual anual dos católicos da Diocese até Fátima dá continuidade a uma iniciativa que já vem desde 1931, um ano após o bispo D. José Alves Correia da Silva ter declarado dignas de crédito as aparições de Nossa Senhora. Este acto, que reúne cristãos leigos, religiosos e sacerdotes com o seu bispo, no "altar do mundo", é uma das expressões mais significativas da Igreja Diocesana. 
Como nos anos anteriores, foi elaborado um cartaz (em cima) e um guião para que os peregrinos possam participar melhor nos diversos momentos da peregrinação. Será distribuído oportunamente. Inclui o anúncio solene a fazer nas comunidades cristãs, uma oração para o início da caminhada, uma via-sacra, meditações para a oração do rosário, orientações para a celebração da reconciliação, orações e cânticos.
---------------------------
Informação do Serviço da Pastoral Juvenil da Diocese de Leiria-Fátima:
Como já vem sendo hábito, o Serviço da Pastoral Juvenil está a organizar um programa especificamente destinado aos jovens para o dia que antecede a peregrinação diocesana.   Data:
8 de Março, Santuário de Fátima


Programa:
15h00 Início das actividades no salão do Bom Pastor (Centro Pastoral Paulo VI)
19h30 Intervalo para jantar (ainda por definir se será partilhado ou não)
20h30 Plenário
22h30 Oração Jovem na Igreja da Santíssima Trindade 23h30 Adoração da Cruz e Confissões
01h00 Final da peregrinação

A fim de prepararmos convenientemente os materiais, é necessária a inscrição dos participantes.
Idade mínima de participação:
10º volume de catequese

Preço:
gratuito

Data limite de inscrição: 1 de Março

Para mais informações contactar o Serviço da Pastoral Juvenil pelo email: [email protected]
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.