Peregrinação das Crianças contribuirá para uma das maiores operações de plantação de azinheiras do país
Árvores é um símbolo de Fátima e está intimamente ligada ao acontecimento da Cova da Iria há cem anos
34 mil pés de Azinheira vão ser distribuídos esta manhã depois da eucaristia da 39ª Peregrinação das Crianças ao Santuário de Fátima, presidida pelo bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
A árvore é um símbolo de Fátima dado que foi junto a uma azinheira que a “Senhora mais Brilhante que o Sol” apareceu há cem anos aos três pastorinhos na Cova da Iria.
O objetivo da organização é por um lado marcar esta peregrinação em ano de centenário com um símbolo da história do acontecimento de Fátima e por outro lado despertar a consciência ecológica destes peregrinos de palmo e meio, indo ao encontro das preocupações manifestadas pelo Papa Francisco relativamente ao ambiente.
As azinheiras certificadas estão inseridas num torrão de terra, envolvido por um plástico, pronto para ser plantado. O torrão está inserido num vaso de papel, com as cores e o lema desta peregrinação. Numa das faces tem também a oração jubilar do Centenário e um desafio: “Planta esta azinheira e cuida dela. Rega-a e observa como ela se alimenta também da luz que vem do sol. Foi sobre uma pequena azinheira que Nossa Senhora do Rosário de Fátima apareceu aos três pastorinhos, em Fátima, há cem anos”.
Ao distribuir as 34 mil azinheiras o Santuário de Fátima estará a contribuir para a maior operação de plantação desta árvore em todo o país. As azinheiras serão distribuídas no recinto de oração a todos os jovens peregrinos, oriundos de todas as dioceses do país, por cerca de 600 voluntários.
|