06 de agosto, 2006

25 e 26 de Julho de 2006

Uma celebração pelo dom da vida
A peregrinação dos avós, realizada no Santuário de Fátima a 25 e 26 de Julho, procurou celebrar a graça de Deus que é a família e o dom da vida.
À volta de mil avós estiveram hoje (26 de Julho) – dia de S. Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus – na Capelinha das Aparições, onde participaram, ao meio dia, na recitação do Rosário, seguida da celebração da Eucaristia.
A manhã tinha sido dedicada a uma visita à Igreja Paroquial de Fátima, onde está a pia baptismal na qual foram baptizados os Pastorinhos de Fátima.
À hora da celebração do Rosário, o grupo na Capelinha aumentou, tendo-se juntado vários casais de avós, acompanhados dos respectivos netos.
O assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, entidade que colaborou com o Santuário de Fátima na organização da peregrinação, o Padre Manuel Antunes, orientou as orações no sentido da afirmação da importância da união familiar e do testemunho de vida que os avós podem dar nos aspectos humano e moral da educação dos netos.
“Os avós não procurem só a cultura humana mas também a universidade de Deus, a cultura espiritual e moral”, afirmou relembrando que, com o testemunho de vida e com a palavra, os avós “também podem marcar os seus netos na escolha da vocação”.
Não foram esquecidos os avós de órfãos, os quais têm a responsabilidade acrescida de ajudar os netos que não têm o testemunho dos pais.
Presidida pelo Reitor do Santuário, a Eucaristia que se seguiu reforçou a ideia do carinho e da gratidão que se devem sentir pelos avós.
Mons. Luciano Guerra invocou S. Joaquim e Santa Ana “para que abençoem os avós e os netos, para que estes compreendam o dom que é ter avós”, e a necessidade de os recordar e estimar.
“Celebremos os nossos antepassados. (…) Celebremos o dom da vida que o Senhor nos deu”, afirmou o Reitor acrescentando “Estamos aqui a celebrar a felicidade de nascer e de viver numa família, de conhecer em profundidade o pai, a mãe e também os avós”.
Mos. Luciano Guerra lembrou a figura João Paulo II, “um velhinho que governou a Igreja até ano passado” e que, através do falecido Papa, “se renovou a consciência da importância das pessoas de idade, e, portanto, da vida”.

 
 
Informação de Arquivo:
Peregrinação dos Avós e dos Netos
25 e 26 de Julho de 2006
Vamos viver a primavera da vida
(João Paulo lI)
Aguardamos a vinda a Fátima de muitos avós acompanhados dos seus netinhos para participarem na próxima Peregrinação dos Avós a este Santuário, a 25 e 26 de Julho.

A 25 e 26 de Julho de 2006, na sequência dos anos anteriores, vamos celebrar no Santuário de Fátima a Peregrinação dos Avós.
Do programa destacamos o seguinte:
Dia 25
15h.00 - Filme e Encontro no Salão da Casa de Nossa Senhora das Dores - Santuário de Fátima.
17h.15 - Visita ao túmulo dos videntes, na Basílica do Santuário .
18h.30 - Missa.
20h.00 - Jantar.
21h.30 - Rosário na Capelinha das Aparições e procissão de velas.
Dia 26
08h.30 - Oração da manhã.
09h.00 - Pequeno almoço.
09h.30 - Visita à Igreja de Fátima.
12h.00 - Rosário na Capelinha, Missa e Consagração ao Imaculado Coração de Maria.
Alguns avós costumam trazer consigo os seus netinhos. É um gesto bonito.
Como nessa data, no Santuário de Fátima está a decorrer o Curso Nacional de Liturgia, só é possível alojamento no Centro Pastoral Paulo VI. Entretanto, o Santuário pode fornecer alimentação.
Se porventura precisar de alojamento ou alimentação, dirija-se ao Secretariado Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, teI/fax 249539679.
Aguardamos a vinda de muitos avós acompanhados dos seus netinhos.
 
 
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.