29 de maio, 2014

“Caminhos Marianos” é o título do roteiro publicado no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja (SNBCI) e o Turismo de Portugal, cuja apresentação pública aconteceu a 26 de maio, na Igreja dos Grilos, no Porto, ocasião em que também foram apresentados o roteiro “Caminhos de Santiago” e um “Guia de Boas Práticas de Interpretação do Património Religioso”.
 
Na apresentação desta iniciativa, Sandra Costa Saldanha, diretora do SNBCI, sublinhou que os roteiros dão a conhecer um património religioso “riquíssimo” com “elevada relevância” devocional, cultural e artística.
 
No que respeita em concreto ao roteiro “Caminhos Marianos”, onde também tem espaço uma referência para o Santuário de Fátima, o autor do roteiro, Marco Daniel Duarte, diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, destaca que “Portugal é, nas expressões da fé e nas expressões da cultura, território de Santa Maria, uma constelação de incontáveis luzeiros, compostos por ermidas, igrejas, santuários, altares e outros monumentos de ordem diversa e com expressão física diferenciada”.
 
A publicação é apresentada desta forma: “Os Caminhos Marianos constituem, assim, mais que um mapeamento desses pontos geográficos, um roteiro que pretende fomentar a peregrinatio dos diferentes tipos de “romeiros” do século XXI. Não pretende favorecer tão-somente uma visita a imagens de devoção, mas contribuir para a fruição de todo um conjunto de construções que proporcionam uma interpeladora experiência, normalmente decorrente dessas imagens cultuadas, na maioria dos casos, consideradas milagrosas e que são veneradas no contexto de uma excecional paisagem natural e de uma singular paisagem edificada”.
 
Para Marco Daniel Duarte o que se propõe vai também para além do simples percurso pelo território português: “Ao percorrer os Caminhos Marianos, o viajante, seja peregrino da religião ou forasteiro da cultura, fará o trilho por uma estrada marcada pela cultura religiosa e artística de um País que, desde cedo, se sentiu, de forma especial, território de Santa Maria. É um estímulo para encetar uma viagem pela história, arte e memórias do culto mariano em Portugal, num território em que de múltiplas formas a Mãe de Deus é venerada e intitulada”.
 
L.S
PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.