06 de junho, 2023

d0217524.jpg

Papa Reza na Capelinha das Aparições a 5 de agosto com jovens doentes e com deficiência

Programa da visita inclui oração do Terço e uma palavra do Papa a todos os peregrinos que quiserem estar com Francisco na Cova da Iria, na manhã de sábado

 

O Papa Francisco regressa a Fátima no dia 5 de agosto, a onde chegará às 8h50, para se dirigir de imediato para a Capelinha das Aparições, a onde presidirá à oração do Terço e dirigirá umas palavras aos peregrinos presentes. Com ele, na Capelinha das Aparições, estarão jovens doentes e com deficiência.

O Santo Padre chegará de helicóptero ao Estádio Municipal Papa Francisco, e seguirá de imediato para o Santuário, a onde ficará todo o tempo que permanecer na Cova da Iria, entre as 9h00 e as 11h00 da manhã de sábado, dia 5 de agosto.

Este regresso ao Santuário acontece seis anos depois por vontade expressa do Papa que desde a primeira hora, quando se conheceu a decisão da cidade escolhida para a realização da Jornada Mundial da Juventude, em janeiro de 2019 no Panamá, sempre disse que quando viesse a Lisboa se deslocaria a Fátima. De resto, na cidade do Panamá, lugar onde decorreu a última Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco rezou por diversas vezes diante da imagem nº 1 da Virgem Peregrina de Fátima, que se deslocou à Jornada a convite direto do Comité Organizador Local, nomeadamente do arcebispo do Panamá José Domingo Ulloa.

O Papa Francisco estará em Portugal de 2 a 6 de agosto, uma deslocação no âmbito da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, que decorre de 1 a 6 de agosto.

Francisco chega ao aeroporto de Figo Maduro no dia 2 de manhã e, de imediato terá encontros com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém. Em seguida, um encontro no Centro Cultural de Belém com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. Pelas 16h45, o Santo Padre recebe o Primeiro-Ministro, António Costa, na Nunciatura Apostólica, em Lisboa.

Às 17h30 presidirá à oração de Vésperas com os bispos portugueses, padres e seminaristas bem como alguns agentes pastorais no Mosteiro dos Jerónimos.

No dia 3 de agosto, de manhã, o Papa estará na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, onde se encontrará com jovens universitários. Por esta ocasião, Francisco irá benzer a primeira pedra do novo edifício da instituição. Ainda durante a manhã o Santo Padre irá ter um encontro com jovens de Scholas Occurrentes, em Cascais. Trata-se de um projecto criado pelo próprio enquanto foi arcebispo de Buenos Aires, que se tem espalhado pelo mundo inteiro.

O Papa Francisco pelas 17h45, participará no Parque Eduardo VII numa celebração de acolhimento com jovens.

No dia 4 de agosto, de manhã, o Papa estará na zona de Confissões, na Praça do Império. Segue-se um encontro com representantes de alguns centros de assistência sócio-caritativa no Centro Paroquial da Serafina. O almoço será com jovens na Nunciatura Apostólica. Participará, ainda nesse dia, às 18h00, na Via-Sacra no Parque Eduardo VII.

No dia 5 de agosto, a manhã é dedicada a Fátima e às 18h00 terá um encontro com membros da Companhia de Jesus em Portugal, no Centro S. João de Brito.

Às 20h45, participará na Vigília da JMJ no Parque Tejo. Será um momento que terá transmissão em direto nos écrans do Recinto de Oração do Santuário de Fátima. Nesse dia não se realizará nem o Rosário das 21h30 nem a habitual Procissão das Velas.

No dia 6 de agosto, Francisco presidirá à Missa da JMJ, a partir das 9h00 e que, de novo, terá transmissão em direto no Recinto do Santuário.

Às 16h30 de domingo o Papa encontra-se com os voluntários, no Passeio Marítimo de Algés e às 17h50 partirá de Lisboa, do aeroporto militar de Figo Maduro para Roma, num avião da TAP.

O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc. 1,39), o tem que anima igualmente o Santuário de Fátima neste ano pastoral.

Os eventos centrais da JMJ incluem a Missa de Abertura, a 1 de agosto, que vai ser presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, no Parque Eduardo VII.

Dois dias depois, o mesmo espaço recebe a celebração de acolhimento do Papa; ainda no Parque Eduardo VII, a 4 de agosto, vai ser celebrada a Via-Sacra, colocando os jovens a rezar com Francisco, acompanhados pelo coro e a orquestra da JMJ.

Já no Parque Tejo, entre os municípios de Lisboa e Loures, decorre a Vigília, na noite de 5 de agosto.

Após pernoitarem no local, os peregrinos participam na Missa de Envio, presidida pelo Papa no domingo, dia 6 de agosto; antes de regressar ao Vaticano, Francisco encontra-se com os voluntários da JMJ.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade; até hoje houve 36 JMJ, com 14 edições internacionais, em quatro continentes, e sete dessas edições decorreram na Europa.

PDF

HORÁRIOS

23 dez 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.