05 de agosto, 2023

2023-08-05papajovenscomdeficiencia1.jpg

Papa Francisco volta a falar de improviso e privilegia contato direto

Santo Padre reafirma que Igreja é para todos e dá a Maria o nome de “Nossa Senhora apressada”

O Papa Francisco voltou hoje a afastar-se do texto escrito preparado para a Mensagem aos peregrinos, falando muitas vezes de improviso e encurtando a sua intervenção para privilegiar o contato direto com os jovens reclusos e com deficiência que o acompanharam na Recitação do Terço.

A saída do Sumo Pontífice da Capelinha das Aparições demorou mais tempo do que o previsto, para permitir que o Papa Francisco pudesse cumprimentar, abençoar e tocar dezenas de outras pessoas que se tinham aglomerado na zona exterior.

Na Mensagem, reforçou de novo a abertura da Igreja a todos, repetindo a expressão  que tem utilizado nos últimos dias: “Todos!, Todos!, Todos!”

"A Igreja não tem portas para que todos possam entrar e, aqui, também podemos insistir que todos podem entrar, porque estamos na casa da Mãe, e uma mãe tem sempre o coração aberto para todos os filhos. Todos!, Todos!, Todos!, sem exclusão", referiu.

O Santo Padre sublinhou o lema da Jornada Mundial da Juventude, dando a Maria o nome de “Nossa Senhora apressada”. Maria, acrescentou, nunca foi protagonista mas esteve sempre presente, “não se escondeu depois da Ressurreição. Acompanhou os discípulos, esperando o Espírito Santo e acompanhou a Igreja que começava a crescer depois do Pentecostes".

O gesto de Nossa Senhora foi sempre, primeiro, o de acolher e de apontar para Jesus: “Maria, na sua vida, não faz outra coisa senão apontar a Jesus. Façam o que Ele diz; sigam a Jesus. Estes são os gestos de Maria. Acolhe a todos e aponta para Jesus. E isto fá-lo um pouco apressada”.

Ao terminar, exortou os peregrinos a um momento de silêncio e a interrogarem-se sobre o que Maria lhes diz: “Olhemos para Maria e que cada um pense o que lhes diz o coração de Mãe. O que está ela a indicar? Indica Jesus ou algo que não funciona bem no nosso coração?”.

Depois de pedir aos milhares  de peregrinos para saudarem Nossa Senhora com um aplauso, rezou, com eles, uma Avé Maria em português.

 
PDF

HORÁRIOS

03 dez 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.