24 de junho, 2011

Saudo cordialmente todos os participantes neste Simpósio.
No dia 28 de Novembro de 2010, o Santuário de Fátima iniciou o ciclo de sete anos da celebração do Centenário das Aparições, que se concluirá em 2017.
Neste primeiro ano do septenário, o acontecimento de referência que inspirou o itinerário temático foram as aparições do Anjo aos três Videntes, em 1916. Com o tema “Santíssima Trindade, adoro-Vos profundamente”, pretende-se focar a atenção na revelação de Deus uni-trino, partindo da mensagem de Fátima, e motivar à atitude de adoração por parte dos peregrinos que acorrem em tão grande número ao Santuário.
É neste contexto que surge este Simpósio Teológico-Pastoral, com o tema “Adorar Deus em espírito e verdade. Adoração como acolhimento e compromisso”. Este Simpósio não é, pois, uma iniciativa isolada: insere-se num conjunto mais vasto de propostas e iniciativas que o Santuário tem desenvolvido nos últimos meses. Gostaria de destacar algumas dessas iniciativas, que, julgo, nos permitem enquadrar melhor a temática deste Simpósio.
- Por ocasião da apresentação do itinerário temático do septenário e da proposta para este primeiro ano, no dia 1 de Dezembro, foi inaugurada uma exposição evocativa das aparições do Anjo, com o título “Orai comigo”, que pode ainda ser visitada.
- O Santuário publicou, com o título “Santíssima Trindade, adoro-Vos profundamente”, um conjunto de contributos para a reflexão, oração e animação de peregrinações sobre o tema deste primeiro ano da celebração do Centenário das aparições. Aí se encontram textos de reflexão teológica, subsídios catequéticos, esquemas de oração e de celebrações, que pretendem ser uma ajuda na vivência do tema deste ano.
- Entre Dezembro e Abril, com uma periodicidade mensal, promoveu-se um ciclo de conferências para aprofundar diversas dimensões da temática.
- Aos que visitam o Santuário é proposto um “Itinerário do peregrino”, que convida a visitar os lugares das três aparições do Anjo, a evocar estas aparições e a descobrir a adoração como atitude fundamental. O folheto com o itinerário está disponível em sete línguas.
- Ligada à evocação das aparições do Anjo, há ainda uma outra iniciativa a referir: o Santuário assinala este ano as três aparições com uma celebração itinerante. Desconhecemos as datas dessas aparições, uma vez que a Ir. Lúcia apenas nos dá indicações temporais genéricas: a primeira aparição aconteceu na Primavera de 1916; a segunda aparição, no Verão do mesmo ano; e a terceira aparição, no Outono. Assim, celebrámos a primeira aparição no dia 31 de Março; a segunda aparição será evocada no próximo dia 30 de Junho; e a terceira no dia 29 de Setembro.
Não pretendo ser exaustivo, mas apenas situar este Simpósio no conjunto das actividades do Santuário, ao longo deste ano, em que se pretende suscitar, a partir da mensagem de Fátima, a atitude da adoração a Deus, Trindade Santíssima.
Hoje o vocabulário da adoração generalizou-se, desligado de qualquer conotação religiosa. “Adorar” tornou-se, na prática, um superlativo de “gostar de”. Paradoxalmente, se procurarmos o termo “adoração” na generalidade dos dicionários teológicos mais recentes, só poderemos anotar a sua ausência, apesar de ser a atitude fundamental do crente. Pretende-se, neste Simpósio, aprofundar o específico da adoração cristã, que é sempre adoração à Santíssima Trindade e adoração em espírito e verdade.
Por outro lado, hoje, nos ambientes cristãos, falar de “adoração” remete de imediato e quase exclusivamente para a adoração eucarística. Julgo que a mensagem de Fátima nos pode ajudar a descobrir a adoração como horizonte bem mais vasto da nossa vivência cristã, não desvalorizando em nada a importância da adoração eucarística.
Em nome do Santuário, quero expressar a alegria pela numerosa participação neste Simpósio, pois revela o interesse em aprofundar as dimensões fundamentais da mensagem de Fátima.
Quero deixar, desde já, uma palavra de agradecimento à Comissão que pensou, organizou e tornou possível este Simpósio, presidida pelo P. Vítor Coutinho, bem como aos conferencistas, que nos honram com a sua presença.
Para todos vós, votos de um frutuoso Simpósio!
P. Carlos Cabecinhas,
Reitor do Santuário de Fátima
PDF

HORÁRIOS

05 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.