13 de abril, 2025

domingoramos1.jpg

Paixão do Senhor convida a peregrinar às fontes do amor e da fé

Milhares de peregrinos participaram na celebração do Domingo de Ramos presidida pelo cardeal D. António Marto.

 

“Jesus quer entrar no nosso mundo com o seu amor e a sua paz”, afirmou o cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, no início da homilia que proferiu, hoje, no Recinto de Oração.

A presidir à celebração do Domingo de Ramos, em que se evoca a entrada festiva e triunfante de Jesus em Jerusalém, D. António Marto começou por explicar que a bênção e a procissão dos Ramos não pretendem “reconstruir uma procissão etnográfica ou folclórica”. São, antes, uma expressão de fé, através da qual “aclamamos Jesus ressuscitado e vivo que hoje quer entrar na nossa cidade: nas nossas casas, no nosso coração, na nossa vida, na nossa família, no nosso mundo com o seu amor e a sua paz”.

Na celebração deste domingo, em que se proclama igualmente a paixão do Senhor, D. António Marto reforçou a ideia de que “Jesus quer entrar no nosso mundo com toda a história da sua paixão por nós”, da qual não podemos ser “meros espectadores ou ouvintes à distância e neutrais”.

O presidente da celebração lembrou que “a paixão de Cristo é a história da paixão e compaixão de Deus pela humanidade” e a expressão de um amor sem limites que redime e salva o mundo.

“A proclamação da paixão deve ecoar no profundo do nosso coração como um convite a peregrinar às fontes do amor e da fé, acompanhando Jesus até à cruz”, afirmou D. António Marto que, durante a homilia, foi convidando os peregrinos a interrogarem-se: “como me coloco diante da paixão do Senhor?”.

domingoramos5.jpg

A terminar, o presidente da celebração salientou que este é o momento para rezar, dizendo a Jesus Cristo: “Senhor deixei-me enganar, de muitas maneiras te abandonei, fugi do teu amor, esqueci-te, passei ao lado; mas, agora, aqui estou novamente com confiança em ti para renovar a minha aliança contigo. Preciso de ti. Resgata-me de novo, Senhor; aceita-me e acolhe-me como sou, com as minhas fragilidades, nos teus braços redentores”.

A celebração do Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, foi participada por mais de 15 mil peregrinos. Estiveram presentes sete grupos de Portugal e nove de outras origens, nomeadamente Indonésia, Coreia do Sul e Taiwan. Neste domingo, o Santuário de Fátima acolheu também a peregrinação nacional da Sociedade de São Vicente de Paulo.

domingoramos2.jpg

PDF

HORÁRIOS

15 abr 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.