24 de janeiro, 2012
A Internet tem vindo a transformar-se num dos meios privilegiados para a difusão, recolha e intercâmbio de conteúdos, também religiosos. Também o Santuário de Fátima reconhece o relevo desta ferramenta de comunicação e, por isso, desenvolve, desde o ano 2000, por ocasião da última visita papal do beato João Paulo II, a sua página oficial na Internet.
A página www.fatima.pt é atualmente disponibilizada em seis idiomas (português, inglês, italiano, espanhol, francês e polaco) e conta com uma média mensal que ultrapassa as 260.000 visitas (266.500/média mensal em 2011).
Em termos de visitantes únicos (diferentes endereços) a aceder à página, a média mensal ronda os 160.000 visitantes únicos (em 2011: média de 167.200/mês).
Também em 2011, o mês com o maior número de acessos voltou a ser o de maio, neste caso com um record com 410.513 visitas/mês (56.186 visitas aconteceram no dia 13 de maio).
O aumento muito significativo do número de visitas a esta página regista-se de forma crescente desde que o serviço de transmissão em direto online a partir da Capelinha das Aparições 24horas por dia passou a ser disponibilizado, desde 1 de Janeiro de 2009.
O horário de maior acesso a este site regista-se entre as 17:00 e as 22:00 (hora de Lisboa). O pico de visitas aconteceu em 2011, quase invariavelmente, entre as 18:00 e as 19:00 (recitação diária do rosário às 18:30). Portugal, Brasil, Itália, Espanha, Estados Unidos, Polónia, França, Alemanha e Argentina, são os países, por ordem decrescente, que mais acedem ao site www.fatima.pt. 62% dos acessos são efetuados diretamente ao site, os restantes são feitos através da ligação a vários motores de busca (sendo o Google e o Bing os mais usados) ou através de links colocados em outros sites, em especial de outras instituições da Igreja Católica, em vários países do mundo (link mais expressivo é o blog “Farol de Luz - Caminhos de Esperança”, das paróquias de Ribamar e Sta. Bárbara, Patriarcado de Lisboa). Em 2011, a página www.fatima.pt foi referenciada cerca de 6 milhões de vezes por motores de pesquisa e gerou cerca de 2TB de tráfego. Desde dezembro de 2010, o Santuário de Fátima também dinamiza outra página online, associada à página principal: www.fatima2017.org. Esta nova página, disponibilizada em sete idiomas - além dos da página oficial inclui o alemão - registou em 2011 uma média mensal na ordem das 3.000 visitas (3.060). Trata-se de um espaço virtual mais específico, uma vez que divulga as iniciativas, projetos e documentação relacionados com a comemoração do centenário das aparições (ano de 2017). Em 2011 o maior número de acessos registou-se nos meses de maio (6.316), outubro (3.241) e dezembro (3.021). Na larga maioria (64,7%), www.fatima2017.org foi consultado através de acesso direto. Os outros acessos registaram-se via outras páginas na internet, nomeadamente, através da página oficial do Santuário de Fátima, das páginas da agência Ecclesia, da Diocese de Leiria-Fátima e do Secretariado Nacional de Cultura, e também por meio de vários blogs e links partilhados no Facebook. Dentro do grupo dos países mais expressivamente representados este novo site também inclui a Correia do Sul. LeopolDina Simões Centro de Comunicação Social do Santuário de Fátima O 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais celebra-se a 20 de maio de 2012. A mensagem do Papa Bento XVI para este Dia é sempre apresentada a 24 de janeiro, Dia de S. Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas: A mensagem do Papa Bento VI |