28 de outubro, 2024
Padre Paulo Terroso aborda sinodalidade na última sessão dos Encontros na BasílicaÚltimo encontro deste ano pastoral está agendado para o próximo domingo, 3 de novembro, e terá como tema “’O Espírito Santo e nós’: imperativos de uma vivência eclesial sinodal”.
O padre Paulo Terroso, sacerdote da Arquidiocese de Braga e membro da Comunicação do Sínodo dos Bispos, vai trazer à última sessão dos Encontros na Basílica deste ano pastoral uma reflexão sobre o tema “O Espírito Santo e nós’ (At 15,28): imperativos de uma vivência eclesial sinodal”. O evento acontece no domingo, 3 de novembro, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e inclui um recital de música sacra com a soprano Marina Pacheco e a harpista Ana Aroso. Como mote para falar de sinodalidade, da centralidade da decisão comunitária e a recusa de uma liderança autoritária, o orador partirá de uma frase do filme “Dos Deuses e dos homens”, dita por um monge, durante o processo de discernimento comunitário sobre se devem permanecer ou deixar o mosteiro devido às ameaças de extremistas. “O discernimento, sobretudo em situações de crise, não pode ser uma responsabilidade isolada, mas sim um processo de escuta e colaboração entre todos”, antecipa na sinopse o convidado, que é atualmente reitor da Basílica dos Congregados, diretor de Comunicação da Arquidiocese de Braga e administrador do periódico regional de inspiração cristã Diário do Minho.
Encontro termina com recital de exaltação a DeusApós a palestra, o encontro contará com um recital onde a soprano Marina Pacheco e a harpista Ana Aroso interpretarão um programa que evoca a espiritualidade das obras sacras. O programa do recital terá início com os Requiem de Gabriel Fauré e Rhett Barnwell, em homenagem às almas que partiram, seguido do “Laudate Dominum”, de Mozart, entoando o Salmo 117. A harpa solo interpretará a oração “The Lord's Prayer”, de A. H. Malotte, seguindo-se o “Ave Maria”, de Piazzolla. O programa encerrará com uma exaltação a Deus, através das obras “The Lord bless you and keep you”, de John Rutter, e “The Lord is my Shepherd”, de Rhett Barnwell. A soprano Marina Pacheco, vencedora do “Prémio Jovens Músicos” e elogiada pela sua musicalidade e técnica, apresenta-se em ópera, oratória e música contemporânea internacionalmente. Elogiada na imprensa internacional pelo “virtuosismo perfeito” e pelo “talento como atriz”, Marina Pacheco destaca-se também pela divulgação da música portuguesa, tendo três discos publicados. A harpista Ana Aroso, natural do Porto, é licenciada e mestre em “Harpa Performance”, pelo Koninklijk Conservatorium de Bruxelas, tendo sido premiada em diversos concursos. Ana Aroso colabora regularmente com diversas orquestras e maestros nacionais e internacionais, incluindo a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra do Teatro Nacional de S. Carlos e a Orquestra Gulbenkian, e apresenta-se com diversos agrupamentos em Portugal e no estrangeiro. Este encontro marca o encerramento do ciclo pastoral de 2023-2024 dos Encontros na Basílica, uma iniciativa que promoveu ao longo do ano momentos de reflexão e partilha espiritual a partir do tema congregador do ano "Chamados ao Encontro".
|