29 de outubro, 2007

Após a realização das celebrações de encerramento dos 90 anos das aparições em Fátima, a convite da Sala de Imprensa do Santuário, a GNR faz a balanço da sua presença na cidade, desde Abril passado. 
A diminução dos furtos por carteiristas, a operação "Trindade"  e a preocupação com os peregrinos que se perdem são alguns dos pontos da análise, efectuada pelo comandante Duarte da Graça:
 
O encerramento da Peregrinação Internacional Aniversária dos 90 anos das Aparições de Fátima coincide com um ciclo de 6 meses em que, a Guarda Nacional Republicana assumiu o policiamento de toda a Freguesia de Fátima desde 16 de Abril de 2007.
O fecho deste ciclo é sem dúvida um tempo propício a balanço. Este é realizado com base na experiência adquirida, projectando novas metas num sentido de permanente disponibilidade, para prestar mais e melhor serviço ao cidadão. No que concerne à segurança, foram 6 meses onde o Santuário de Fátima e as Entidades Locais, através dos seus diferentes rostos, demonstraram uma sensibilidade e uma disponibilidade para traçar e alcançar objectivos em colaboração com a GNR. Esta colaboração tem-se mostrado profícua através de contactos informais e formais, passando por acções de sensibilização até ao trabalho em parceria e com resultados sólidos. Destes destacamos uma significativa redução no número de furtos por carteirista.
A Operação Trindade (designação da GNR para a operação de segurança nos dias 12, 13 e 14 de Outubro) empenhou cerca de 300 militares. A missão foi atribuída desde 12 de Outubro até 14 de Outubro para garantir a segurança no Santuário de Nossa Senhora de Fátima e zonas envolventes, regular e controlar o trânsito nos itinerários de acesso ao Santuário, assegurando que o encerramento da Peregrinação Aniversária dos 90 anos das Aparições de Fátima decorresse sem qualquer tipo de incidente.
Para a Operação foi constituído um Posto de Comando e atribuídas áreas de responsabilidade dentro da Freguesia de Fátima: Sector ALFA, demarcado pelo limite exterior do Santuário; Sector BRAVO, demarcado pela Rotunda Nossa Srª. Da Encarnação (Norte), a Avª. Papa João XXIII, a Rotunda Stª. Teresa de Ourém (Sul) e a Avª. Beato Nuno; Sector CHARLIE, demarcado pela via-sacra, valinhos e Aljustrel; Sector DELTA, restante freguesia de Fátima. Simultaneamente foram garantidos 2 itinerários: Itinerário MERCÚRIO, para evacuações; Itinerário NEPTUNO, para corredor de circulação.
Foram várias as valências empenhadas na Operação: Transmissões; Pronto Socorro; Investigação Criminal; Manutenção de Ordem Pública; Operações Especiais; Tourist Suport Patrol (militares que falam diversas línguas, dando apoio a peregrinos estrangeiros); Brigada de Trânsito; patrulhamento apeado, de bicicleta, a cavalo, com cães, em motociclo e em automóvel.
O cumprimento cabal da missão de segurança foi o resultado de um esforço conjunto de todas as entidades locais e nacionais, bem como dos peregrinos.
De todas as situações passíveis de serem melhoradas a que mais preocupa a Guarda é a que se relaciona com os peregrinos perdidos. Em todas as peregrinações existem centenas de peregrinos que se perdem. Desde crianças a idosos, pessoas sem local para dormir, sem dinheiro para uma refeição ... sabendo somente o nome da localidade de onde vieram. A solução passa por procedimentos muito simples. Da parte dos transportadores ou dos responsáveis de grupos entregar aos peregrinos um cartão com:
- Nome do responsável do grupo;
- Telemóvel do responsável do grupo;
- Parque onde ficou estacionado o autocarro;
- Matrícula do autocarro.
Da parte dos peregrinos os mesmos devem.
- Nunca perder de vista as crianças e idosos;
- Ficar com a identificação e o n.º de telemóvel do responsável do grupo;
- Verificar que sabe onde deixou o carro ou autocarro e a matrícula do mesmo;
Só com a ajuda de todos é possível garantir mais segurança, colabore.
PELA LEI E PELA GREI
Comandante Duarte da Graça
PDF

HORÁRIOS

06 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.