O Santuário de Fátima recebe esta tarde a 38ª Peregrinação das Crianças
“Uma peregrinação com quase 40 anos que une várias gerações”
“Venham em paz e com apenas uma intenção: chegar mais perto do Céu”, é esta mensagem que a Irmã Isolinda quer deixar a quem se dirigir a Fátima, a partir desta quinta feira, para participar na 38ª Peregrinação das Crianças.
“Vir na disposição interior de se encontrar verdadeiramente com Deus e passar o tempo que estiver em Fátima como se estivesse no seu colo de pai, sob o olhar ternurento da Mãe, Nossa Senhora”, refere a Irmã Isolinda em declarações à sala de imprensa do Santuário de Fátima.
Este ano a preparação teve em conta o centenário das Aparições do Anjo que está a decorrer e, em ligação com a mensagem da Aparição de Nossa Senhora em Setembro, “iremos fazer memória das aparições angélicas nas diversas celebrações do programa”, declarou a irmã Isolinda.
“Deus está contente” é o tema desta peregrinação que pretende “despertar as crianças de Portugal para o significado do que é dar alegria a Deus, como também nós somos chamados a dar alegria a Deus e, ainda, como podemos deixar Deus contente com as nossas ações e comportamentos”, diz a irmã Isolinda.
A equipa organizadora da peregrinação das crianças espera que cada criança, através das várias dinâmicas propostas, possa fazer o seu “encontro pessoal com Deus e que, de Fátima, leve consigo o desejo de O amar sempre”, refere.
Esta “é uma peregrinação com quase 40 anos que une várias gerações”, sublinha a religiosa.
Este ano acontece no “centenário das Aparições do Anjo, no dia em que, segundo o calendário litúrgico, se celebra o Anjo da Guarda de Portugal. Será por isso uma peregrinação plena de significado, que pretende, à semelhança das Aparições do Anjo, preparar-nos para estarmos vigilantes e atentos à Mensagem de paz e de esperança que nos foi dirigida neste lugar, pela Mãe de Deus, Nossa Senhora”, refere Rui Mendes, um dos membros da equipa organizadora da Peregrinação.
O programa começa esta quinta feira às 20h30 com a tradicional oferta de flores a Nossa Senhora, seguindo-se a Caminhada para o Poço do Arneiro- “Nos caminhos do Anjo e de Nossa Senhora”. Durante o percurso será meditado o terço.
No dia 10, às 9h00 serão oferecidas flores na Capelinha das Aparições e ás 9h30 será feita uma encenação, pelo Colégio de São Miguel, intitulada “Como os pastorinhos, dar alegria a Deus”, que decorrerá na Basílica da Santíssima Trindade. Segue-se o Rosário na Capelinha e a Missa no Recinto, que será presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D.José Cordeiro. Antes da despedida haverá uma surpresa.
A 38ª Peregrinação das Crianças terminará com o agradecimento a Nossa Senhora e o compromisso de envio, durante o qual todas as crianças assumirão um compromisso pessoal e interior.
SD
|