«O sacrário foi a escola do Francisco, ao contemplar o rosto eucarístico de Jesus» afirmou a Irmã Ângela Coelho
Hoje assinala-se o aniversário natalício do Beato Francisco Marto e a Postuladora para a Causa da Canonização dos beatos- Francisco e Jacinta- não deixou de o assinalar
A Irmã Ângela Coelho, postuladora da causa dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, no âmbito do IV Congresso Eucarístico Nacional a decorrer em Fátima, proferiu a conferência intitulada «A Eucaristia na Mensagem de Fátima».
A religiosa da Aliança de Santa Maria falou aos cerca de 700 participantes do modo como o acontecimento da mensagem de Fátima se faz na vida dos três pastorinhos: «Quando falamos de mensagem de Fátima ultrapassa o espaço físico e cronológico. Na vida dos três pastorinhos é possível resumir a mensagem de Fátima». As aparições, iniciadas em 1916, tiveram como ponto de partida as palavras do Anjo «Não temais», e logo aí, nesse primeiro encontro há um apelo «profundo» e «sério».
A Ir. Angela congratulou-se pela «feliz coincidência» que é falar da Eucaristia em dia de Aniversário do Francisco. «O sacrário foi a escola do Francisco, o contemplar o rosto eucarístico de Jesus. O Francisco tem um traço eucarístico na sua espiritualidade, pelo seu enorme amor a Jesus escondido. A vocação do Francisco é consolar Jesus», afirmou a postuladora da causa dos Pastorinhos. A religiosa considera que Fátima «do início ao fim é eucaristia», porque há um convite a «a colocar a nossa vida no coração de Deus, para que Ele a conduza».
Ainda durante a manhã o professor José Eduardo Borges de Pinho, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, fez uma comunicação com o título «A Mensagem de Fátima, Profecia de Misericórdia». O teólogo considera que «Fátima é a mais profética das aparições modernas», e nesse sentido, as «aparições do Anjo são um itinerário pedagógico».
O professor da Universidade Católica Portuguesa afirmou que «a misericórdia de Deus é assinalada em Fátima por intermédio do Coração de Maria», uma vez que a mensagem de Fátima «convida à conversão e a acolher Deus em nosso coração».
O congresso continua esta tarde no Centro Pastoral de Paulo VI em Fátima, e pode ser acompanhado em direto.
|