16 de janeiro, 2022

3J3A2165.JPG

O relato das Bodas de Caná é um sinal da “ação transformadora” de Deus na vida de cada cristão

Reitor do Santuário evoca exemplo de Maria e desafia peregrinos a aderir ao projecto de Deus, imitando-a na disponibilidade e obediência

 

O padre Carlos Cabecinhas afirmou esta manhã na homilia da Missa a que presidiu na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, que o milagre da transformação de água em vinho, expresso no episódio das Bodas de Caná, é um “sinal” da capacidade transformadora da acção de Deus.

“O que Jesus nos revela através do milagre de Caná, em que transforma água em vinho, é que pode transformar a nossa vida, enchendo-a de alegria e das bênçãos de Deus(...)Ele quer mostrar-nos que se faz presente na nossa vida  para a transformar, tal como transformou a água em vinho; para lhe dar sentido pleno,  alimentar a nossa esperança mesmo nos momentos mais difíceis”, afirmou o reitor do Santuário de Fátima.

“O relato das Bodas de Caná mostra-nos Jesus disponível para transformar a nossa vida” enfatizou o responsável ao destacar que é “aqui que reside o motivo para a alegria: sabermos que Ele não nos abandona nas dificuldades e esta é uma alegria que ninguém nos pode tirar”.

O padre Carlos Cabecinhas alertou, no entanto, para a importância da colaboração de cada um de nós nesta ação transformadora de Deus. E para isso, apontou como modelo Maria. Ao lembrar que foi ela que, discretamente intercedeu pela família apercebendo-se das dificuldades, salientou que hoje também “Maria continua a interceder por nós junto de Jesus; dá-se conta das dificuldades e preocupações, conhece as nossas tristezas e receios, e as necessidades de transformação das nossas vidas e vem em nosso auxílio”.

“Foi o que aconteceu aqui em Fátima” frisou o Reitor ao lembrar a afirmação de São João Paulo II sobre o significado das aparições, quando se referiu “à dor dos filhos que fez gritar o coração da mãe”.

“Ela dá-se conta dos nossos problemas e dificuldades. E vem em nosso auxílio com a sua intercessão. Esta certeza é que faz com que lhe dirijamos as nossas suplicas estando certos da sua intercessão. É isso que experimentamos aqui em Fátima em cada dia”, afirmou ao concluir que todos os cristãos devem seguir o seu exemplo e manifestar disponibilidade para uma verdadeira adesão ao projecto de Deus.

“Para que Jesus transforme as nossas vidas e para que possamos experimentar a alegria que nos vem trazer é necessária a nossa adesão a Ele, à Sua palavra e aos Seus ensinamentos(...)Dispor-nos a seguir as Suas palavras, a imitar o Seu exemplo,  significa disponibilidade da nossa parte para que seja Jesus a determinar as nossas atitudes e as nossas opções e a nossa relação com Deus e com os outros, deixarmos que as nossas vidas façam transparecer a adesão a Jesus Cristo, que as nossas opções e ações testemunhem Jesus Cristo”, disse.

“Se queremos participar na vida que Jesus nos vem oferecer, se queremos transformá-la então, como Maria nos ensinou, temos de fazer tudo o que Ele nos disser”, concluiu.

Neste segundo Domingo do tempo Comum, além das celebrações habituais do Santuário- Missa e Rosário- os peregrinos são convidados a participar na Oração de Vésperas, às 17h30 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

01 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.