03 de agosto, 2023
|
A 7 de junho, o Sumo Pontífice envia uma carta de agradecimento ao Santuário de Fátima, onde destaca o “silêncio orante” e o “mar de luz” vivido na Cova da Iria. A D. António Marto, o Santo Padre dizia, a 30 de setembro, que a peregrinação a Fátima havia “superado todas as expetativas”.
13 de outubro 2017Papa Francisco “encerra” Centenário das Aparições Depois de se fazer presente na primeira Peregrinação Internacional do Centenário, em maio de 2017, o Santo Padre voltou a fazer-se presente também na última, desta vez, a partir de Roma, através de uma mensagem em vídeo, transmitida aos peregrinos nos écrans do Recinto de Oração. "Nunca deixeis o Rosário, rezai o Rosário, como Ela o pediu", pediu.
20 de maio 2018Papa nomeia cardeal o bispo de Leiria-Fátima Um ano após a presença no Santuário de Fátima, o Papa anunciava a criação, como cardeal, de D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, no consistório marcado para 29 de junho desse ano, escolha na qual o Santuário reconhecia como deferência para com Fátima.
27 de janeiro 2019Imagem Peregrina de Fátima n.º1 volta a estar junto ao Papa Francisco O reencontro aconteceu no âmbito da Jornada Mundial da Juventude do Panamá, onde a escultura esteve presente de 23 a 27 de janeiro. Na Vigília de Oração, diante da Virgem Peregrina, o Sumo Pontífice desafiou os jovens a serem “influencers” no século XXI e, como Maria, a “dizer sim ao Senhor”. Na Missa de envio, no dia seguinte, exortava a juventude a assumir um papel de liderança, antes de anunciar a cidade de Lisboa como anfitriã da Jornada seguinte.
12 de maio 2019Papa associa-se à peregrinação de 13 de maio em Fátima “Os nossos pensamentos vão para a nossa Mãe Celeste, que celebraremos amanhã, 13 de maio, com o nome de Nossa Senhora de Fátima. Confiamo-nos a ela, para continuar a nossa jornada com alegria e generosidade”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração pascal do Regina Coeli, perante milhares de peregrinos presentes na Praça de São Pedro.
15 de maio 2019Francisco recorda “proteção materna” de Nossa Senhora de Fátima ao Papa João Paulo II Francisco recordou, no Vaticano, o atentado contra São João Paulo II, a 13 de maio de 1981, ligando a sobrevivência do santo polaco à “proteção materna” de Nossa Senhora de Fátima. “O 13 de maio é o dia que recorda a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, coincidindo com o dia do atentado contra a vida de São João Paulo II. Recordamos a sua afirmação: “em tudo o que aconteceu vi uma particular proteção materna de Maria”, referiu o Pontífice, perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, em Roma, para a audiência pública semanal. Francisco repetiu passagens da mensagem deixada aos videntes, na Cova da Iria, durante as aparições: “Vim para advertir a humanidade, para que mude de vida e não entristeça Deus com graves pecados. Que os homens rezem o terço e façam penitência pelos seus pecados”. “Ouçamos esta recomendação, pedindo a Maria a sua proteção materna, o dom da conversão, o espírito de penitência e a paz para o mundo inteiro. Coração Imaculado de Maria, rogai por nós” afirmou o Santo Padre, que há dois anos, por ocasião do Centenário das Aparições, esteve na Cova da Iria, tendo canonizado Francisco e Jacinta Marto, dois dos videntes de Fátima.
7 de outubro 2020Papa recordou as aparições de Fátima, em plena pandemia Num momento em que o mundo estava em suspenso devido à pandemia de COVID-19, o Papa Francisco lembrava, na audiência pública semanal, as aparições de Fátima, para pedir aos católicos que rezassem o Rosário, para os tempos que se viviam. "Nossa Senhora exortou muitas vezes à recitação do Rosário, especialmente perante as ameaças que pairavam sobre o mundo. Também hoje, neste momento de pandemia, é necessário ter o Rosário nas mãos, rezando por nós, pelos nossos entes queridos e por todas as pessoas”, disse o Sumo Pontífice. Em maio do mesmo ano, já Fátima se havia associado ao santo Rosário do Papa Francisco, Iniciativa do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
12 de março 2021Papa dá conhecer desejo de vir a Fátima durante a Jornada Mundial da Juventude É o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que o revela, após uma audiência privada com o Santo Padre, que o informa que visitará Fátima durante a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em 2023. "Um motivo de grande regozijo e o Santuário prepara-se obviamente para o receber de braços abertos”, expressa, no mesmo dia, o Santuário de Fátima.
12 de maio 2021Francisco lembra memória litúrgica da Virgem Na audiência geral da manhã deste dia, no Vaticano, o Santo Padre exortou os fiéis à “confiança da maternal proteção” de Nossa Senhora de Fátima, perante “as dificuldades na vida de oração”. |
13 de maio 2021Papa Francisco envia mensagem aos peregrinos de Fátima No dia seguinte, o Papa Francisco surpreendeu os peregrinos reunidos na Cova da Iria, para participar nas celebrações da Peregrinação Internacional Aniversária de 13 de maio, numa saudação que lhes dirigiu através de um vídeo, transmitido nos ecrãs do Recinto de Oração, no início da Missa. "Dou graças por se lembrarem de Nossa Senhora, por irem visitá-La e por guardarem no vosso coração este desejo de estar junto à Mãe. Este é o momento de pedir à Mãe pelo mundo inteiro... pois Ela é a Mãe de todos nós. E por cada um de nós... Pelas vossas famílias, pela vossa terra natal, por Portugal... Por todos os que estão a sofrer com esta pandemia de COVID-19. Por tantos os que perderam o seu trabalho, pelos seus entes queridos... Por tanta pobreza e miséria que esta pandemia está a gerar. Este é o momento para a oração. E Ela, com o seu coração de Mãe, vai acompanhar-nos. Nunca se esqueçam que temos uma Mãe e que Ela nos quer muito! Não se esqueçam da Mãe! Que Deus vos cuide e abençoe como cuida sempre os Seus filhos", disse o Santo Padre, numa saudação que foi recebida com uma ovação pela multidão de fiéis.
25 de março 2022Roma e de Fátima consagram a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria Por vontade expressa do Papa Francisco, a Rússia e a Ucrânia são consagradas ao Imaculado Coração de Maria, numa celebração feita em sintonia no Vaticano, pelo Papa Francisco, e na Cova da Iria, pelo legado pontifício, cardeal Konrad Krajewski. “Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, recorremos a Vós nesta hora de tribulação”. Foi com esta alocução que se iniciou a prece de consagração, onde a palavra “paz” foi ouvida por 13 vezes, o mesmo número de vezes que foi dita a palavra “Mãe”, a quem se dirigiu a súplica deste ato de consagração da Rússia e da Ucrânia, países em guerra desde 24 de fevereiro desse ano.
11 de maio 2022Peregrinos que caminham para o Santuário são novamente evocados Um ano depois, o Papa volta a lembrar os peregrinos de Fátima. Na habitual saudação aos peregrinos de língua portuguesa, na audiência pública semanal, o Santo Padre confia o desejo de paz no mundo a Nossa Senhora. |
Fátima reza com o Papa pelo fim da guerra
Através da iniciativa do #rosariopelapaz, promovida pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, e por decisão do Papa Francisco, o Rosário é recitado na Capelinha das Aparições, sob a prece da paz.
Papa recorda Aparições de Fátima e pede orações pela paz
Uma vez mais, por ocasião de uma grande Peregrinação Internacional Aniversária, o Santo Padre refere-se a Fátima, desta vez pedindo orações pela paz, em particular perante o conflito na Ucrânia.
Papa evoca a mensagem de Fátima e oração do Rosário pela paz
Em mais uma referência a Fátima, o Sumo Pontífice recorda o pedido de Nossa Senhora de Fátima aos três Pastorinhos: "Rezem o terço todos os dias pela paz no mundo e pelo fim da guerra", ao evocar a guerra na Ucrânia.
Papa Francisco reza com jovens reclusos e jovens com deficiência na Capelinha das Aparições
Numa visita-relâmpago a Fátima, o Papa Francisco deixa palavras e gestos que o tempo não apaga. Na manhã de 5 de agosto, no contexto da Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre regressa à Cova da Iria para rezar na companhia de jovens com deficiência e de jovens reclusos.
Na Capelinha das Aparições reza, durante alguns minutos, junto à Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Milhares de peregrinos acompanham-no, em silêncio, nesse momento de recolhimento. Acompanham igualmente a recitação do terço, marcada pela participação de duas jovens com deficiência, em dois dos mistérios. Emília Henzel recita em polaco e Samantha Numerato em italiano.
Em Fátima, os gestos e as palavras do Papa Francisco convergem para a necessidade de a Igreja vencer a indiferença, atender à fragilidade humana e empenhar-se na inclusão de todos.
À saída da Capelinha das Aparições, faz questão de saudar os jovens reclusos, doentes e portadores de deficiência que com ele tinham rezado.