13 de outubro, 2020

D0217836.jpg

O mundo em Fátima

A paz e a liberdade religiosa

“A Santa Sé nada mais tinha – nem tem – em mente senão realizar as finalidades espirituais e pastorais próprias da Igreja, isto é, sustentar e promover o anúncio do Evangelho, alcançar e conservar a unidade plena e visível da Comunidade católica na China”. É com estas palavras que o Papa Francisco, em carta dirigida há dois anos aos católicos chineses e à Igreja universal, define as finalidades das negociações com as autoridades chinesas, encetadas já ao tempo do Papa João Paulo II e continuadas por Bento XVI, que conduziram à entrada em vigor em outubro de 2018 do Acordo Provisório que regulariza o processo de nomeação dos bispos naquele grande país, dando ao Papa, como garante visível da unidade da Igreja universal, a última palavra na nomeação de cada bispo. Neste outubro de 2020, o Acordo será prorrogado.

Na carta citada, o Papa reconhece a perseguição que marca a história do catolicismo na China, e agradece aos católicos chineses o dom da sua “fidelidade, da constância na provação, da arraigada confiança na Providência de Deus, mesmo quando certos acontecimentos se revelaram particularmente adversos e difíceis”. E assume que o valor e significado deste sofrimento pertence “ao tesouro espiritual da Igreja na China e de todo o Povo de Deus peregrino na terra”.

Por tudo isto, neste momento delicado da renovação do Acordo, sujeito a tentativas de instrumentalização política e propaganda por vários setores ideológicos e até Estados, esta coluna da Voz da Fátima convida todos a associarem-se, pela procura de conhecer a realidade e pela oração, a este passo decisivo do caminho da Igreja no Oriente.

 

 Pe. José Nuno Silva, Capelão do Santuário de Fátima

 (In Voz da Fátima, Ano 098, N.º 1177, 13 de outubro 2020) 

PDF

HORÁRIOS

02 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.