13 de janeiro, 2021

D0264645.jpg

O mundo em Fátima

A paz e a liberdade religiosa

Pelo padre José Nuno Silva*

“A cultura do cuidado como percurso de paz”. Foi este o tema proposto pelo Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro. O nexo estabelecido pelo Papa entre a paz e a cultura do cuidado é um elemento também presente na mensagem de Fátima. Pode enquadrar-se neste espaço da Voz da Fátima explicitar este vínculo e refletir sobre ele.

É logo na primeira aparição que o Anjo, apresentando-se significativamente como “o Anjo da Paz”, inscreve no coração do movimento da alma que se ergue para Deus – “eu creio, adoro, espero e amo-Vos” – o cuidado pelo outro, concretamente a intercessão pela salvação dos que andam longe de Deus – “peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam”.

Interceder pela salvação dos outros, todos, quem quer que sejam, desde que se insiram no critério do “não” dado a Deus, é o larguíssimo horizonte que Fátima oferece à cultura do cuidado. Tendo em conta este critério, ninguém é excluído da solicitude daquele que cuida intercedendo e, a partir da segunda aparição do anjo, sacrificando-se; aliás, o critério de inclusão na solicitude cuidadosa do intercessor/sacrificante é precisamente a auto-exclusão do âmbito de Deus.

Esta forma radical de cuidar do outro, não só o diferente de mim mas até o “inimigo”, enquanto ofensor de Deus, vence as distâncias e os conflitos e desenha o caminho da verdadeira paz. Mais universal e comprometedor não podia ser o horizonte que Fátima oferece à cultura do cuidado como caminho da paz. E as religiões, refere Francisco, “podem desempenhar um papel insubstituível na transmissão aos fiéis e à sociedade” dos valores da cultura do cuidado. Também desta tarefa o Santuário de Fátima é lugar.

 

 *O Padre José Nuno Silva é Capelão do Santuário de Fátima

(In Voz da Fátima, Ano 099, N.º 1180, 13 de janeiro 2021) 

PDF

HORÁRIOS

25 dez 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.