“O meu espirito alegra-se em Deus, meu salvador” é o titulo da primeira conferência do ciclo 2015-2016
No âmbito do 6.º ano do itinerário temático da celebração Centenário das Aparições de Fátima, o Santuário de Fátima propõe um novo ciclo de conferências que tem o propósito de refletir o tema do ano pastoral – “Eu vim para que tenham vida” – a partir de diferentes ângulos e linguagens disciplinares.
A primeira de cinco conferências, na tarde do dia 13 de dezembro, terá por orador o diretor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, João Duarte Lourenço, que apresenta o tema “O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador”.
Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, João Lourenço explica que «o tema, tomado a partir do Magnificat, aborda uma dimensão muito significativa da espiritualidade cristã que remonta ao Antigo Testamento e que é assumida por Maria após a anunciação do mistério da Encarnação. A oportunidade deste tema é ainda reforçada pela sua integração na vivência do ‘Ano da Misericórdia’, que se inicia a 8 de dezembro, festa da Imaculada, já que a gratuidade vivida e testemunhada no cântico de Maria é a melhor expressão do júbilo que inunda o seu coração nesta entrega total a Deus. Aqui temos o verdadeiro sentido do seu Fiat, do seu ‘sim’. Contextualizar esta disponibilidade no quadro da espiritualidade do Antigo Testamento, agora vivida e proclamada pela Mãe do Salvador, ajudar-nos-á a viver e a preparar o nosso encontro com Cristo que celebramos no Natal.»
Esta e todas as outras conferências do ciclo terão lugar no Salão da Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, pelas 16h00, e são de entrada livre para todos os interessados.
O programa completo do Ciclo de Conferências de 2015-2016 é o seguinte:
13 de dezembro de 2015
“O meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador”
João Lourenço
10 de janeiro de 2016
“Em Vós está a fonte da vida”
Pedro Valinho Gomes
14 de fevereiro de 2016
“Alegrai-vos no Senhor”
Alexandre Palma
13 de março de 2016
“Alegremo-nos e façamos festa”
Luís Manuel Pereira da Silva
10 de abril de 2016
“Quem perder a sua vida…salvá-la-á.”
Manuel Morujão
|