12 de junho, 2016

3J3A3382.JPG

 

O Cardeal D. João Braz de Aviz assegura que o Papa «gosta muito de Fátima»

O enviado do Papa Francisco presidiu esta manhã à eucaristia que encerrou o IV Congresso Eucarístico.

 

O cardeal D. João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, celebrou esta manhã a eucaristia de encerramento do IV Congresso Eucarístico no Santuário de Fátima, e afirmou que «o Papa ama Fátima».

«O Papa ama a todos e ama Fátima. Ele gosta muito de Fátima, e eu tenho a intuição de que ele virá, embora não tenha nenhuma mensagem dele nesse sentido. Ele é muito aberto a ir a casa de maria; já visitou umas 30 vezes a Basílica de Santa Maria Maior. Por isso vai sentir-se bem em Fátima», disse o cardeal que irá presidir à Peregrinação Internacional Aniversária de junho, que começa esta tarde.

D. João Braz de Aviz, durante a homilia da missa dominical no recinto de oração do Santuário de Fátima, afirmou que «O nome de Deus é misericórdia», e relembrou que no início do mês, após a celebração do jubileu, o Papa Francisco convidou os sacerdotes à «conversão através da força da misericórdia».

«Eu senti o peso dos meus pecados e fui-me confessar, como faço todos os meses, mas desta vez foi especial. Percebi o grande amor de Deus por mim sem pedir nada em troca», disse o prelado.

O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades  de Vida Apostólica, foi enviado pelo Papa Francisco para o IV Congresso Eucarístico que começou na passada sexta-feira e terminou esta manhã. «Logo no primeiro dia tivemos a alegria de ser acolhidos e participar na peregrinação das crianças», recordou D. João Braz de Aviz, que afirma que «Nossa Senhora nos acompanhou a cada passo, nesses dias celebrando Jesus na eucaristia».

O enviado do Papa Francisco observa que este evento deixou nos cerca de 700 participantes a certeza de que «Jesus se fez eucaristia porque Deus nos ama apaixonadamente e nos ensina a amar».

Para esta celebração inscreveram-se 36 grupos, oriundos de Portugal, Polonia, Alemanha, Espanha, Itália, Colômbia, Irlanda, Reino Unido e França.

A Peregrinação Internacional Aniversária de junho começa esta tarde, com o tema «Bendito seja Deus que nos cumula de bens» (Lc 1,53; Ef 1,3; Sl 68), e tem o seguinte programa:

DIA 12

18:30 - Início oficial da Peregrinação: Saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos | Capelinha das Aparições

21:30 - ROSÁRIO | Capelinha das Aparições - PROCISSÃO DAS VELAS | Recinto de Oração

22:30 - MISSA | Altar do Recinto

DIA 13

Vigília de Oração:

00:00 - Adoração Eucarística | Basílica de Nossa Senhora do Rosário

02:00 - Via-sacra | Recinto de Oração

03:30 - Celebração Mariana | Capelinha das Aparições

04:30 - Missa | Basílica de Nossa Senhora do Rosário

05:30 - Adoração com Laudes do Santíssimo Sacramento | Basílica de Nossa Senhora do Rosário

07:00 - Procissão Eucarística | Recinto de Oração

09:00 - ROSÁRIO | Capelinha das Aparições

10:00 - Procissão, MISSA, bênção dos doentes, consagração e Adeus | Recinto de Oração

 

Dia 12: Presidida por D. Piero Marini - Presidente do Pontifício Comité para os Congressos Eucarísticos Internacionais

Dia 13: Presidida por D. João Braz de Aviz - Cardeal Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica

 

PDF

HORÁRIOS

17 nov 2024

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.