28 de novembro, 2011
No dia 13 de Novembro evocaram-se em Fátima as aparições de Nossa Senhora. A eucaristia internacional foi presidida pelo reitor do Santuário.
Nas suas palavras aos peregrinos, o padre Carlos Cabecinhas lembrou que “o apelo à conversão, central na mensagem de Fátima, tem o sentido de vigilância, como desafio a vencer o comodismo e a rotina, que nos paralizam e impedem de fazer frutificar os dons que recebemos de Deus”.
Por isso, exortou: “Acolhamos este apelo, para que também nós possamos ouvir: ‘muito bem, servo bom e fiel; vem tomar parte na alegria do teu Senhor’”.
Treze jovens, 7 raparigas e 6 rapazes, assumiram novos compromissos nesta celebração. A mais nova completa ainda em 2011 os 10 anos de idade e o mais velho tem 20. Foram investidos de acólitos, tendo assim integrado o Grupo de Acólitos do Santuário de Fátima (GASF).
“A investidura, ou nomeação dos acólitos, é a admissão, ao grupo, dos novos acólitos que se prepararam e completaram o curso de formação. É também a apresentação à comunidade dos novos membros do grupo de acólitos”, afirmam os responsáveis do GASF, Luís Ferreira e César Vicente.
“Os acólitos investidos são acólitos ‘não instituídos’. Deve ser feita esta distinção, pois os acólitos instituídos são aqueles que o bispo duma diocese chama e faz acólitos. Embora não de forma exclusiva, habitualmente os acólitos instituídos são-no enquanto seminaristas, numa das fases da preparação para o sacerdócio”, explicam.
O curso de formação, organizado pelo GASF, decorreu em Outubro. O GASF integra actualmente 40 acólitos. Neste ano pastoral pretende realizar as reuniões mensais com formação permanente, uma semana de formação para acólitos já investidos e diversas actividades recreativas. Está também previsto um curso para novos candidatos a acólitos.
|