31 de dezembro, 2024
Novo ano no Santuário arranca com encontro dedicado à esperança“Para que transbordeis de esperança” é o tema do primeiro Encontro na Basílica de 2025, que se realiza já no próximo domingo, 5 de janeiro.
O padre Rui Santiago é o convidado da primeira sessão dos Encontros na Basílica de 2025, agendada para as 15h30 deste domingo, 5 de janeiro, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. O missionário Redentorista vem apresentar a Fátima uma reflexão sobre a esperança cristã, a partir de uma passagem da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 15,13), que encoraja à confiança plena em Deus. “O apóstolo fala aos destinatários da carta como Jesus poderia ter falado às talhas naquelas Bodas em Caná, em que antecipou o primeiro dos seus Sinais…”, lê-se, na breve sinopse que antecipa o encontro. O padre Rui Santiago é diretor do Centro de Espiritualidade Redentorista, trabalha atualmente com uma comunidade no Porto e vive a missão particularmente em projetos de formação e ritmos de itinerância. O orador do primeiro Encontro na Basílica do ano foi um dos convidados da primeira série do podcast do Santuário de Fátima “ORA h”, onde falou da importância que a oração tem na sua vida, desde a infância ao serviço missionário. No podcast, que parte da experiência e do testemunho dos convidados para refletir sobre o exercício pessoal da oração, o presbítero apresentou-se pelo lugar onde nasceu e cresceu. Natural da aldeia de Videmonte, na Guarda, o padre Rui Santiago passou a infância no parque natural da Serra da Estrela, onde o contacto privilegiado com a Natureza o tornou “feito daquele lugar”, disse, no episódio do ORA h.
Encontro termina com ensemble de música “antiqua” Como habitualmente, o encontro terminará com um momento musical, que desta vez estará a cargo do Ensemble “Pro Musica Antiqua”, sob a direção do maestro Evaristo Neto, também diretor artístico do conjunto. O agrupamento de seis sopros (flauta, oboé, clarinete, trompete e dois saxofones) faz-se neste concerto acompanhar por uma soprano. Composto por músicos profissionais, e dando também oportunidade a jovens intérpretes que se interessam pela música “antiqua”, apresentam-se neste recital com um programa especialmente dedicado ao século XIX e XX. Os Encontros na Basílica são uma série de conferências realizadas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que abordam temas relevantes para a vivência da fé. Cada sessão proporciona uma experiência de aprofundamento espiritual, que culmina com um momento musical. Para o ano de 2025 estão previstas mais quatro sessões, agendadas para 16 de fevereiro, 1 de junho, 7 de setembro e 9 de novembro.
|