Neste Vale de Lágrimas – Encerra a 31 de outubro
A exposição que assinala o 5.º ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima estará patente até dia 31 de outubro no Convivium de Santo Agostinho - Basílica da Santíssima Trindade. Esta exposição, promovida pelo Santuário de Fátima, conta com 300 106 visitantes, desde que abriu no final de novembro de 2014 e evoca a quarta aparição de Nossa Senhora nos Valinhos.
“Neste vale de lágrimas” propõe aos visitantes, a partir das palavras da Salve-Rainha, uma reflexão acerca do contexto político e ideológico que marcava o País e o Mundo naquela segunda década do século XX. Entendendo a viagem que as três crianças de Aljustrel fazem a Ourém para serem interrogadas como metáfora viva dos acontecimentos que decorriam em Portugal e no Mundo, quem visita esta exposição encontrará, uma reflexão sobre a Primeira Grande Guerra e sobre a Primeira República. O visitante terá, assim, a possibilidade de contactar com objetos que, nesse episódio que medeia entre o dia 13 e o dia 19 de agosto, Francisco, Jacinta e Lúcia tocaram.
Entre muitas peças simbólicas, destacam-se “O Cristo das Trincheiras”, uma farda militar da Segunda Guerra Mundial, a escultura “Jaz morto e arrefece o menino de sua mãe”, de Clara Menéres, o terço oferecido a Nossa Senhora de Fátima pelo papa Francisco, em outubro de 2013, e o terço oferecido pelos pescadores de Caxinas, depois do naufrágio de 2011.
Patente ao público no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, no Convivium de Santo Agostinho, aberta todos os dias da semana, entre as 9h00 e as 19h00, a exposição pretende levar o visitante a uma reflexão, operada através de património histórico-artístico pertencente a diversas instituições e particulares que com o Museu do Santuário de Fátima colaboraram.
|