19 de dezembro, 2024

2024-12-18mensagemdenatal2.jpg

Natal: tempo de “cuidarmos das relações uns com os outros”

Na mensagem de Natal, reitor do Santuário de Fátima apresenta esta festa cristã como tempo de esperança e de compromisso para um mundo melhor.

 

“O mundo em guerra, o crescimento de extremismos e as polarizações, que põem em causa as relações entre as pessoas” foram lembrados pelo padre Carlos Cabecinhas na habitual mensagem de Natal do Santuário de Fátima, partilhada na manhã de hoje.

Ao enumerar os diversos sinais que marcam a celebração do nascimento de Deus Menino, o reitor do Santuário apresenta este tempo como uma oportunidade de cuidar de todos aqueles com quem contactamos, sobretudo os mais frágeis e desfavorecidos.

“A celebração do Natal é a celebração festiva e de esperança, porque Deus vai à nossa vida, mas é também um compromisso que cada um de nós assume, procurando fazer deste nosso mundo um mundo melhor”, exorta o padre Carlos Cabecinhas.

Na videomensagem, publicada nas redes sociais do Santuário de Fátima, o reitor assinala o início da celebração do Ano Santo, com a abertura da Porta Santa em Roma pelo Papa Francisco, na noite de Natal, perspetivando esta época festiva à luz da esperança que servirá de guia para este Ano Jubilar.

“O Santuário de Fátima, em união com toda a Igreja e em comunhão com o Santo Padre, adopta o mesmo tema: 'Peregrinos de esperança', e queremos viver já este Natal com este mesmo horizonte de esperança de quem sabe que Deus vem até nós no Menino do presépio, para curar as feridas das nossas relações uns com os outros”, conclui.

 

Celebração do Natal a partir de Fátima

Também na Cova da Iria já são visíveis os sinais deste tempo natalício: nas iluminações, nos presépios e nas árvores de Natal que ornamentam as basílicas, o Recinto de Oração e os diversos espaços.

A par das decorações natalícias, visíveis nestes e em muitos outros espaços, o Santuário prepara um conjunto de celebrações com as quais pretende proporcionar aos peregrinos a vivência plena da celebração do nascimento de Jesus Cristo.

No dia 24 de dezembro, celebra-se a missa da vigília do Natal, às 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e, às 23h00, a do Nascimento de Jesus Cristo, na Basílica da Santíssima Trindade. Neste dia não haverá recitação do Rosário às 21h30.

No dia de Natal, a missa da solenidade do Natal do Senhor, às 11h00, é celebrada na Basílica da Santíssima Trindade. As celebrações do dia incluem a veneração da imagem do Menino Jesus, durante a qual se procede à recolha de ofertas. Este ano, têm por destino a Comunidade Vida e Paz com a ajuda aos sem-abrigo.

As principais celebrações de Natal podem ser acompanhadas, em direto, nos canais digitais do Santuário de Fátima.

 

Passagem de ano vivida com programa celebrativo especial

O último dia do ano tem igualmente um programa especial no Santuário de Fátima. A missa de ação de graças pelo ano findo é celebrada na Basílica da Santíssima Trindade, às 22h30, seguida de procissão para a Capelinha. O ano novo vai chegar durante a recitação do rosário, fazendo-se, nessa ocasião, uma exortação à paz. Terminada a recitação, todos os peregrinos são convidados a tomar parte num convívio na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores.

No dia 1 de janeiro, a missa das 11h00 e das 15h00 é celebrada na Basílica da Santíssima Trindade. A esta segue-se a procissão com o Santíssimo Sacramento para o altar do Recinto, com a intenção da paz no mundo.  Neste dia, não haverá rosário às 16h00 nem vésperas às 17h30. 

 

[Notícia atualizada a 31 de dezembro de 2024, com o programa celebrativo da passagem de ano]

 

 

PDF

HORÁRIOS

21 jan 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.