14 de julho, 2024

14julho01.jpg

“Não podemos testemunhar aquilo que não experimentámos”

Na homilia deste domingo, o reitor do Santuário de Fátima convidou os peregrinos a refletir sobre os binómios fundamentais do ser cristão: chamamento e envio; vocação e missão.

 

“O nosso testemunho não será credível se não partir da experiência concreta e intensa da presença de Deus na vida de cada um de nós. É por aí que tudo começa”. Na homilia da missa deste XV Domingo Comum, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, muniu-se das palavras de São Paulo, a que a segunda leitura alude, para sublinhar que “sem experimentarmos a presença de Deus, para Lhe darmos o lugar que só a Ele compete na nossa vida, não é possível abraçar a missão que nos é confiada”. “Não podemos testemunhar aquilo que não experimentámos”, reforçou.

Também a leitura do Evangelho permitiu ligar os dois conceitos fundamentais do ser cristão: experiência e testemunho. Tomando por referência as palavras do evangelista, o padre Carlos Cabecinhas salientou a exigência de Jesus em relação à bagagem daqueles que envia.  “Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão”, releu, para concluir que é a importância da mensagem e não do mensageiro que se destaca.

Na reflexão que hoje convidou os peregrinos a fazer, o reitor do Santuário de Fátima trouxe o exemplo dos Pastorinhos, que foram chamados e enviados. “Não se envaidecem nem pelo facto de terem sido escolhidos, nem com a missão que receberam”, afirmou, acrescentando: “Nunca procuraram as luzes da ribalta, mas não se intimidaram diante da grandeza da missão que lhes foi confiada”.

14julho03.jpg

A terminar, o padre Carlos Cabecinhas salientou: “o Senhor escolheu-nos, chamou-nos pelo nome para experimentarmos a Sua presença nas nossas vidas; e envia-nos a testemunharmos a nossa fé e o lugar central de Deus no nosso mundo e nas nossas vidas”.

A missa deste domingo foi presidida pelo bispo italiano Giovanni Tonucci. Além de grupos portugueses, fizeram-se anunciar dois grupos provenientes de Espanha, um de França, cinco de Itália, três da Polónia e dois do Reino Unido.

A celebração deste domingo teve, como habitualmente, transmissão direta nas páginas do Santuário no Facebook e no YouTube.

PDF

HORÁRIOS

22 jan 2025

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.