Mural de testemunhos conta a memória e a vivência de Fátima na primeira pessoa
Iniciativa do Santuário de Fátima, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, estará disponível na internet a partir do dia 8 de dezembro
O santuário de Fátima vai disponibilizar, a partir do dia 8 de dezembro, um mosaico on line intitulado “Mural de testemunhos ´Fátima e Eu´” no qual vários peregrinos contam a sua memória do fenómeno e da mensagem de Fátima e a experiência de fé que fizeram neste lugar.
Trata-se da segunda de duas iniciativas promovidas no âmbito do Protocolo de Cooperação celebrado entre o Santuário de Fátima e o Instituto Politécnico de Leiria no contexto da celebração do Centenário das Aparições.
O “Mural de Testemunhos ´Fátima e Eu´”, disponível em muraldetestemunhos.fatima.pt assume, neste contexto celebrativo, um importante papel na sublimação da experiência pessoal de Fátima – experiência de vivência e celebração da fé, de contemplação e fruição cultural e artística, de mera curiosidade ou de construção pessoal e identitária – que tantos têm podido realizar ao longo deste último século.
Os testemunhos refletem a amplitude dessas vivências, tão numerosas e diferentes quanto os que as experimentam, e, simultaneamente, a singularidade, tantas vezes complementar, de cada uma delas.
A construção do Mural, bem como a recolha dos testemunhos, tem sido feita no âmbito do curso de Comunicação e Media, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria, responsável também pela edição e pós produção destes vídeos.
A publicação do Mural far-se-á com 24 testemunhos iniciais, aos quais serão adicionados, progressivamente, novos registos durante o período das celebrações.
Este mosaico dir-nos-á muito do significado de Fátima para quantos têm feito experiência deste lugar e da sua mensagem, expressões de um acontecimento historicamente marcante, profeticamente atual e pessoalmente vivenciado.
O “Mural de Testemunhos `Fátima e Eu´” estará disponível on line durante todo o ano do Centenário.
|