24 de agosto, 2015


 
A Igreja diocesana de Bragança-Miranda obteve de Deus uma graça de paz e misericórdia com a presença da imagem peregrina da Senhora de Fátima nestas terras do nordeste transmontano. Muitos, ainda, recordavam com saudade e alegria a vinda desta mesma imagem em 1949, de 1 a 17 de junho.
Como Isabel, no quadro da visitação, perguntamos de onde nos é dado que venha ter connosco a Mãe do meu Senhor? Esta graça que é a Senhora da Palavra e do olhar mais brilhante, como referiu o senhor Bispo D. José Cordeiro na nota pastoral sobre esta visita, foi acolhida no dia 12 de julho no santuário do Imaculado Coração em Cerejais, concelho de Alfândega da Fé, com júbilo e com um acolhimento próximo, hospitaleiro, filial e fraterno numa dinâmica crescente de fé fecunda e provocadora para um compromisso discipular. Em todos os 12 concelhos do distrito, na maioria das Unidades Pastorais e em mais de metade das Comunidades cristãs da diocese, se fazia ressoar a voz, doce e materna, da Senhora da Festa, que recebemos como Rainha e Madrinha, fazei o que o Meu Filho vos disser.
Nesta visita, a Senhora de Fátima apresentou-se como Mestra que nos ensinou a viver e fazer o bem-comum. Ela a todos congregou em comunidades fraternas e disponíveis que se organizaram para receber a Mãe com alegria, encanto e beleza. À Sua presença, os párocos e as autoridades civis, com subtileza e criatividade, como que lhe apresentavam cada um dos seus concidadãos e, assim, todos se deixaram incluir e envolver pela sua bondade e ternura.
Nestes dias, toda a diocese assumiu, com renovado vigor, as palavras de Jesus no Calvário ao discípulo amado eis a tua Mãe, e ele recebeu-a em sua casa, tornando-se esta porção do Povo de Deus um lar tão feliz com a presença da Mãe.
Com saudade e o coração a derramar lágrimas de alegria, no dia 26 de julho, mais de mil pessoas acompanharam o Bispo diocesano, que, nos últimos metros do território da diocese, junto à barragem do Pocinho, consagrou a totalidade da Igreja viva de Bragança-Miranda a Nossa Senhora a quem chamou de Casa acolhedora dos sonhos de Deus.
Nos nossos corações perduraram as palavras do anjo no mistério da anunciação: a Deus nada é impossível. Esta verdade da fé chegou-nos por Maria e impulsionou-nos a repartir de Cristo nos caminhos da missão.
P. José Bento
PDF

HORÁRIOS

03 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.