29 de julho, 2006

 PEREGRINAÇÃO NACIONAL do Movimento da Mensagem de Fátima
15 e 16 de Julho 2006
Tema: Sou o Anjo da Paz
 
Consagração a Nossa Senhora
 
No nonagésimo aniversário das aparições do Anjo da Paz,
o Movimento da Mensagem de Fátima
renova a sua consagração à Mãe do Salvador.
Queremos ser Mensageiros da Conversão e do Amor.
Prometemos prestar serviço, com generosidade e esperança, aos mais desprotegidos.
Vamos dizer em voz alta, por palavras e por obras, que a Paz
é fruto da Verdade e da Justiça.
Pedimos à Nossa Senhora de Fátima
uma bênção especial para o nosso Trabalho e para a nossa Fé.
Acreditamos
que o seu Imaculado Coração triunfará.
Amen!
 

 
“Temos de aderir à fé e ao Evangelho”

No nonagésimo aniversário das aparições do Anjo da Paz o Movimento da Mensagem de Fátima (MMF), que realizou no fim-de-semana de 15 e 16 de Julho a sua peregrinação anual ao Santuário de Fátima, na qual participaram cerca de doze mil mensageiros, renovou a sua consagração a Nossa Senhora.
“Queremos ser Mensageiros da Conversão e do Amor. Prometemos prestar serviço, com generosidade e esperança, aos mais desprotegidos. Vamos dizer em voz alta, por palavras e por obras, que a Paz é fruto da Verdade e da Justiça. Pedimos à Nossa Senhora de Fátima uma bênção especial para o nosso Trabalho e para a nossa Fé. Acreditamos que o seu Imaculado Coração triunfará. Amen!”, refere o texto da consagração, lido no final da Eucaristia.
Presidida por D. João Alves, bispo emérito de Coimbra, a Eucaristia Dominical desta manhã, teve a participação de, no total, à volta de vinte e cinco mil peregrinos. Na curta homilia proferida, devido ao forte calor que se fazia sentir no Recinto de Oração do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, D. João Alves, com base nas Leituras deste XV Domingo do Tempo Comum (1ª leitura: Profecia de Amos; 2ª leitura: introdução da Epístola de São Paulo aos Efésios; Evangelho de São Marcos) exortou todos os peregrinos presentes no Santuário, e em especial os mensageiros de Nossa Senhora de Fátima, a “anunciar a Boa Nova de Salvação” ao mundo, tal como fez e pediu Jesus Cristo e também como Nossa Senhora pediu em Fátima.
“Nossa Senhora foi escolhida por Deus, como mãe, para dizer à humanidade que, como estavam a viver, não iam bem. Que era preciso fé”, que é preciso conversão e acreditar Evangelho. “Temos de aderir à fé e ao Evangelho”, referiu o prelado.

Na peregrinação deste ano, o MMF participou no Rosário da noite de Sábado e dedicou toda a madrugada de Domingo a uma vigila de oração, que se iniciou com uma Via-sacra aos Valinhos, à meia-noite; seguida da Oração Mariana, na Capelinha, às 3h00 da manhã; e de duas horas de Adoração Eucarística, seguidas da Oração de Laudes, ambas na Basílica. Ao início da manhã, pelas 7h00, os mensageiros participaram na Procissão Eucarística, seguida da recitação do Rosário e da participação na Eucaristia Dominical.
Estes vários momentos foram da responsabilidade de vários secretariados diocesanos do MMF.
O Movimento da Mensagem de Fátima é uma Associação Canónica, erecta pela Conferência Episcopal Portuguesa, com cerca de 116 mil Associados paroquiais e alguns milhares de grupos de acção paroquial em 17 dioceses de Portugal. Para além dos milhares de associados, tem milhões de aderentes e simpatizantes.
O texto dos Estatutos desta associação de fiéis refere que o MMF procura seguir as suas aspirações mais genuínas: “corresponder o melhor possível aos pedidos que Nossa Senhora fez a toda a humanidade em Fátima e aos novos desafios da evangelização, iluminado pelos ensinamentos da Igreja na qual se insere plenamente, tomando como experiência válida tudo o que de melhor fizeram os que nos antecederam”.
O Secretariado Nacional do MMF é sedeado no Santuário de Fátima. Oração, Peregrinos e Doentes são os campos de pastoral que o Movimento assume ao procurar atender aos pedidos de Nossa Senhora em Fátima, e tem sido nestas áreas que o Movimento da Mensagem de Fátima tem trabalhado em estreita ligação com o Santuário de Fátima.

No ano de 2005, sob a coordenação do MMF, foram assistidos nos postos de acolhimento aos peregrinos a pé; montados por ocasião das peregrinações aniversárias de Maio, Agosto e Outubro; 27.250 caminhantes.
 Responsável pela concretização dos retiros de Doentes e de Deficientes ao Santuário de Fátima, o MMF organizou, em 2005, trinta e três retiros, que envolveram a participação de 2.500 pessoas.
Relativamente aos Retiros de Idosos ao Santuário, o MMF levou a efeito catorze peregrinações, nas quais participaram 2.014 pessoas.
Relativamente ao sector juvenil, também no ano passado, o MMF organizou quinze encontros de formação e vivência cristã, nos quais participaram quinhentos adolescentes e jovens.
O programa “Dia de Deserto”, levado a cabo na montanha dos Valinhos, também dinamizado por esta associação, envolveu em 2005 mais de duas mil pessoas, distribuídas por 13 “Dias de Deserto” ao longo do ano.
O Movimento explica desta forma o porquê do “Dia de Deserto”: “O Movimento da Mensagem de Fátima, consciente da missão que lhe foi confiada pelos nossos Bispos, decidiu propor aos mensageiros de Nossa Senhora de Fátima e a outras pessoas interessadas, dias de deserto, para melhor reflectirem a Palavra de Deus à luz da Mensagem de Fátima e adorarem o Senhor, no silêncio da montanha da Loca do Cabeço, marcada pela presença de Nossa Senhora e do Anjo da Paz”.
Para além destas realizações, o MMF promove um pouco por todo o país várias actividades de formação, informação e oração, tais como reuniões e congressos temáticos Adoração ao Santíssimo Sacramento por crianças e por adultos, entre outras.
Desde 2005, o MMF tem vindo a promover a recitação mensal do Rosário por crianças, na Capelinha das Aparições, às 18h30, com transmissão pela RR e pela TVCN. A próxima recitação do Rosário pelas crianças está agendada para 27 de Agosto.
O MMF promove desde há vários anos peregrinações a Tui e a Pontevedra, em Espanha, onde residiu a Irmã Lúcia e onde a Vidente teve várias revelações de Nossa Senhora e de Jesus. Em 2005 foram realizadas onze peregrinações, nas quais participaram mais de 550 pessoas.
 Outras actividades a realizar a curto prazo pelo MMF, em colaboração com o Santuário de Fátima, são: a 25 e 26 de Julho, a Peregrinação dos Avós e dos Netos ao Santuário de Fátima (Boletim Informativo 70/2006), e as Férias para Mães com Filhos Deficientes. 
Com esta última iniciativa, (da qual foi feita notícia no anterior Boletim Informativo: 77/2006), o Santuário e o Movimento da Mensagem de Fátima pretendem ajudar as crianças, em especial as que pertencem a famílias mais carenciadas, a viver um momento diferente durante o ano, uma ocasião onde possam brincar e descansar, permitindo também às suas mães que tenham um momento de descanso.
“Sabendo que há famílias que têm consigo um filho com deficiência, e que agradeciam muito poder deixá-lo durante alguns dias do ano a uma instituição idónea, até para terem descanso próprio, pareceu-me que o Santuário de Fátima faria bem em proporcionar essa possibilidade”, explicou o Reitor do Santuário de Fátima, sendo que as mães que o desejarem podem ficar em companhia dos seus filhos.

Boletim Informativo 78/2006, da Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, de 16 de Julho de 2006
 
PROGRAMA:
Dia 15 (Sábado)
14h.30 - Acolhimento (Centro Pastoral Paulo VI)
15h.00 - Inicio das actividades (Paulo VI) BRAGA
17h.00 - Desfile para a Capelinha
17h.15 - Saudação a Nossa Senhora (Capelinha) COIMBRA
21h.30 - Rosário e Procissão (Capelinha)
23h.00 - Missa (Basílica)
 
Dia 16 (Domingo)
00h.00 - Via-sacra aos Valinhos LEIRIA - FÁTIMA
03h.00 - Oração Mariana (Capelinha) LISBOA
04h.00 - Adoração Eucarística (Basílica) PORTALEGRE - CASTELO BRANCO
05h.00 - Adoração Eucarística (Basílica) BRAGANÇA
06h.00 - Oração de Laudes (Basílica) LAMEGO
07h.00 - Procissão Eucarística (Altar do Recinto) LEIRIA - FÁTIMA
10h.15 - Oração do Rosário, Procissão e Missa, presidida por D. João Alves, bispo emérito de Coimbra.                                         ALGARVE
PDF

HORÁRIOS

07 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.