17 de agosto, 2011


D. António Marto, bispo da diocese de Leiria e Fátima, considera que o mundo tem vivido subjugado aos interesses do poder financeiro e que isso se deve “à ausência de referências capazes de motivar empenho moral pelo bem comum”.
Em conferência de imprensa realizada no dia 12 de Agosto no Santuário de Fátima, o prelado
inspirou a sua habitual reflexão sobre a actualidade de Portugal e do mundo no título do livro de Ernest Hemingway “Por quem os sinos dobram”.
Disse: “Hoje os sinos dobram por um mundo que está à mercê do poder dos mercados financeiros, de um capitalismo bolsístico sem rosto e virtual que dita a agenda política da noite para o dia e que põe o mundo de joelhos”.
D. António Marto considera que o atentado cometido na Noruega foi “xenófobo” e “violentos e criminosos” os motins em Londres.  Falou também sobre a catástrofe humanitária que se vive no Corno de África “É inadmissível morrer à fome, algo que está a acontecer com meio milhão de crianças em África e cujas imagens deveriam sacudir do torpor em que vivemos”.
Estes acontecimentos recentes, alertou, “são sintomas de um mau estar da civilização que grita por um sobressalto ético global”.
 
PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.