18 de fevereiro, 2010

 D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, salienta na sua mensagem quaresmal a vinda do Santo Padre Bento XVI a Fátima no próximo mês de Maio e apela à participação dos cristãos no acolhimento ao Sucessor de Pedro. Pede ainda que, domingo a domingo, se coloque “o feliz êxito desta peregrinação do Santo Padre na nossa oração pessoal e na oração universal dos fiéis”.
 
De modo particular, dirige-se aos diocesanos de Leiria-Fátima com estas palavras:
 
“Nós, diocesanos de Leiria-Fátima, somos os primeiros anfitriões de tão ilustre e estimado peregrino. Queremos pois acolhê-lo com alegria, entusiasmo e devoção filial. O melhor testemunho do nosso afecto e acolhimento será a participação nas celebrações de 12 e 13 de Maio, dando assim expressão viva ao lema escolhido para a visita do Papa a Portugal: “ «Contigo, caminhamos na esperança» ”.
 
Sob o título “Quaresma ecológica”, D. António Marto dirige aos diocesanos de Leiria-Fátima uma mensagem quaresmal em que os exorta a viver este tempo “de interioridade” como uma “ecologia espiritual”, sob a forma de “um retiro, pessoal e comunitário”, “para experimentar a existência autêntica que nos dá a felicidade.”
 
O último ponto da mensagem do Bispo de Leiria-Fátima recorda um importante gesto da caminhada espiritual da diocese, em tempo de quaresma: a Peregrinação Diocesana ao Santuário de Fátima, no próximo dia 21 de Março (domingo).
 
“A peregrinação diocesana é uma marcha solidária de um povo de peregrinos que caminham juntos ao encontro da Mãe do Bom Conselho para com ela renovarem a sua fé, fazerem a revisão de vida, saborearem a experiência viva daquela comunhão que constitui o coração da Igreja”, sublinha D. António.
 
Renúncia Quaresmal

 
Na mesma mensagem, D. António Marto anuncia que, “por decisão do conselho presbiteral, a colecta da renúncia quaresmal é destinada à reconstrução do povo e da Igreja do Haiti, devastados pela catástrofe do recente terramoto”.
 
As palavras “fraternidade e entreajuda” marcam esta iniciativa solidária da Diocese de Leiria-Fátima. As ofertas serão canalizadas através da Cáritas diocesana, que as fará chegar à sua congénere naquele país.
 
“É um chamamento à justiça como virtude pessoal e social. Mas não basta a justiça para construir uma sociedade fraterna. Torna-se necessária a gratuidade do dom, do amor, da partilha, da entreajuda. Este aspecto dá uma maior actualidade à Quaresma cristã neste “Ano de combate à pobreza e à exclusão social. Também este gesto é expressão da ecologia espiritual da justiça e da fraternidade”, considera D. António Marto.
 
Também no Santuário de Fátima o resultado da renúncia quaresmal deixada pelos peregrinos terá o mesmo destino. As caixas de esmolas para este fim estão devidamente identificadas.
 
A mensagem quaresmal de D. António Marto, na íntegra, aqui:
 
https://www.leiria-fatima.pt/index.php?url=Artigo.php&grupo=1&recordID=3660 
PDF

HORÁRIOS

05 jul 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.