20 de outubro, 2008
Caros diocesanos, a nossa Diocese volta ao Santuário de Fátima em peregrinação, no dia 25, para se encontrar com Nossa Senhora no local onde ela veio visitar-nos, para nos lembrar que Jesus é o caminho que conduz o homem ao Céu.
Vai a Diocese inteira: bispo, padres e diáconos; religiosos e leigos; paróquias, grupos, movimentos, associações e obras, as famílias com os jovens e as crianças.
Com a Virgem Maria queremos agradecer os frutos do triénio dedicado à Palavra de Deus; queremos crescer no desejo de escutar, meditar, praticar e ensinar a Palavra de Deus e no desejo de conversão a Deus de alma e coração como Ela ali pediu; queremos implorar a benção de Deus para este ano pastoral rico de graças e desafios tais como o Ano Paulino, as bodas de ouro do Santuário de Cristo Rei, o Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus. Vamos preparar bem esta peregrinação. Sei do esforço dos párocos para mobilizar a todos para a peregrinação. Julgo que todos os outros agentes pastorais e também os responsáveis dos movimentos, associações e obras ligadas à caridade e ao ensino o estão a fazer. Mas é preciso ainda que cada fiel se esforce nesta mobilização, para que se manifeste visivelmente que todos somos membros de um só corpo: o Corpo belo, único e inseparável de Jesus.
A peregrinação tem o seu cume no Santuário mas começa antes com o esforço de abrir o coração a Deus. Em ordem a esta peregrinação interior, para lá do que já está planeado, convido a todos – começando por quem não o costuma fazer - a rezar o terço em cada dia até à peregrinação e a pedir a Deus em cada Mistério por cada uma destas intenções: aumento das vocações sacerdotais, religiosas e missionárias; erradicação da pobreza e maior atenção aos pobres e doentes; alargamento da catequese às crianças e jovens que a não têm, bem como a seus pais; desejo de escutar a palavra de Deus e de Lhe obedecer; crescimento do dinamismo evangelizador.
Nossa Senhora espera-nos a todos no seu e nosso Santuário dia 25. Neste dia não há catequese, nem celebração dos Sacramentos e das Missas vespertinas para que os catequistas e o clero se integrem na peregrinação e para que os sacerdotes em Fátima ajudem na celebração do Sacramento da Reconciliação. Os doentes, e quem não puder ir, peregrinem de coração, através da oração e da oferta a Deus de seus trabalhos e sofrimentos. Os pais, os avós e os catequistas ajudem as crianças – que não puderem acompanhar-nos fisicamente - a rezar pelos frutos da peregrinação, unidos aos beatos Francisco e Jacinta.
Que Maria, mãe e modelo da Igreja peregrina, nos recomende ao Seu divino Filho e nos encoraje a juntar-nos a Ela no dia 25 em Fátima.
Setúbal, 7 de Outubro de 2008 e Festa de Nossa Senhora do Rosário + Gilberto, Bispo de Setúbal |