13 de junho, 2017

3J3A3303[1].JPG

 

“Mater Dei” pode ser visitada na Basílica da Santíssima Trindade

Exposição celebra 100 anos das Aparições de Fátima e 300 anos do Patriarcado de Lisboa 

 

A Basílica da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, acolhe a partir de hoje a exposição “Mater Dei”, composta por 25 obras de 25 artistas contemporâneos. As obras de escultura, pintura, desenho e outras técnicas estiveram em exposição na renovada sacristia da Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, em Lisboa, e chegam agora a Fátima.

A exposição foi concebida para celebrar o tricentenário da concessão do título de patriarcado à diocese de Lisboa e o Centenário das Aparições de Fátima.

O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas agradeceu a todos aqueles que tornaram esta iniciativa possível e lembrou que neste dia de abertura ao público em Fátima, passam 100 anos sobre a segunda aparição e assinala-se o dia de Sto. António, padroeiro secundário da cidade de Lisboa.

“A arte e a beleza sempre trilharam caminho na história do Cristianismo, e isso mesmo o Papa Francisco recordou há precisamente um mês, aqui em Fátima, ao convidar os peregrinos a seguir o belo, e a contemplar o mistério da mãe de Deus”, recordou.

O reitor disse ainda que “ a arte deve falar a todos” e por essa razão “há uma preocupação de caracter aberto e inclusivo”.

Por seu turno, Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima, afirma que esta exposição se trata de “uma reflexão com os instrumentos da arte” e “a arte é uma área do saber mas sempre a querer rasgar os limites para dizer o belo, o bom e o bem”.

“O tema da mãe de Deus é trabalhado pela arte cristã desde muito cedo”, afirmou o historiador, que acrescentou “a arte perdura no tempo e a Mater Dei faz-se presente nos rostos, formas e cores”.

“Esta exposição corresponde a um grande desafio, e prova disso foi o facto da sua passagem por Lisboa ter sido um grande sucesso”, disse Manuel Costa Cabral, um dos membros da comissão coordenadora.  

A exposição esteve primeiramente patente ao público em Lisboa e agora em Fátima, entre 13 de junho e 13 de setembro. Toma lugar num espaço emblemático no que respeita à arte contemporânea, o nártex da Basílica da Santíssima Trindade.

Deste espólio fazem parte obras pedidas especificamente para a iniciativa a diversos artistas, entre os quais Pedro Proença, Rui Chafes, Emília Nadal, Graça Pereira Coutinho, Rui Sanches ou Manuel Baptista.

PDF

HORÁRIOS

04 jul 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.