03 de agosto, 2023

2023-08-03celebracaoacolhimento2.jpg

Magistério do Papa Francisco é inspiração para ultrapassar dificuldades, diz D. Manuel Clemente

Cardeal-Patriarca deu as boas-vindas ao Santo Padre à “nossa casa comum”

O cardeal-Patriarca de Lisboa deu hoje as boas-vindas ao Papa Francisco na Cerimónia de Acolhimento da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, classificando o magistério do Santo Padre como uma inspiração para ultrapassar dificuldades, “com o entusiasmo e o compromisso de quem quer construir um futuro à altura das aspirações humanas e dos desejos de Deus”.

D. Manuel Clemente afirmou que a Igreja em Portugal acredita que esta JMJ vai corresponder ao “contante apelo” do Papa Francisco para “um mundo mais solidário e fraterno”, algo que, disse, “a verdade evangélica reclama e a humanidade mais anseia”.

“Muito precisamos de rejuvenescer com a vossa presença e a vossa palavra nestes dias, para que a beleza do Evangelho resplandeça ainda mais” nestes tempos em que não “faltam obstáculos ao desenvolvimento integral e pacífico dos povos e entre os povos”, acentuou o cardeal-Patriarca

“Povos de que os jovens aqui reunidos são rosto e expressão eloquente e promissora, mesmo os que chegaram de países onde as dificuldades não faltam”, acrescentou.

“Muito obrigado, Santo Padre. Bem-vindo à nossa casa comum! Bem-vindos, também, todos vós, peregrinos desta Jornada! Aqui vos trouxe uma igual vontade de encontro, partilha e celebração do que mais vos move no caminho dum futuro solidário e fraterno, em cada povo e entre todos os povos”, declarou.

O cardeal-Patriarca recordou que o lema da JMJ é a passagem evangélica que refere que Maria de Nazaré se dirigiu apressadamente ao encontro de sua prima Isabel, levando Jesus no seu ventre.

"Levava-O no seu ventre, como vós, caros peregrinos, levareis no vosso coração o Evangelho da paz, de todos para todos. A Senhora da Visitação vos acompanha nestes dias, para que a vossa vida seja agora e depois uma visitação permanente a quem espera o bem que levareis. Esta Jornada é um ponto alto da vossa peregrinação. A vossa vida há realizá-la por inteiro!" concluiu.

 

Fotos: Lusa | Miguel A. Lopes e António Pedro Santos

PDF

HORÁRIOS

03 dez 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.