18 de outubro, 2023
Loja online do Santuário distinguida pela proximidade ao peregrinoPrémio “Melhor Projeto de Evolução Digital do Comércio de Proximidade” foi entregue, ontem, pela Associação Economia Digital em Portugal.A loja online do Santuário de Fátima foi distinguida, na noite de ontem, com o 1.º prémio da categoria de “Melhor Projeto de Evolução Digital do Comércio de Proximidade”, no âmbito Prémios ACEPI Navegantes XXI, uma iniciativa promovida pela Associação Economia Digital em Portugal (ACEPI). O galardão distinguiu o “contributo inequívoco” da Loja online do Santuário de Fátima “para o desenvolvimento do comércio de proximidade através do meio digital, assim como da Economia Digital em Portugal”, uma distinção que foi tornada pública na noite de ontem, numa cerimónia que decorreu na Exponor, em Matosinhos. Para o Santuário de Fátima, este prémio é o reconhecimento de uma aposta que tem vindo a assumir de proximidade junto dos peregrinos de Fátima - sobretudo daqueles que não podem deslocar-se à Cova da Iria - através da sua loja online, em www.store.fatima.pt. “Servir os peregrinos, fazendo-lhes chegar, também por esta via digital, um pedacinho de Fátima e da sua mensagem, longe ou perto, em qualquer ponto do mundo é um desafio que encaramos com muita responsabilidade. Por isso, este prémio é também um incentivo: a fazermos mais e melhor para ir ao encontro dos peregrinos e das suas necessidades”, disse o Santuário de Fátima, no momento da entrega do prémio, recebido em representação pela empresa que desenvolveu o projeto da página da Loja Online. “Este prémio vem reconhecer a proximidade que se conseguiu atingir junto do peregrino com o projeto da loja online do Santuário. Esta possibilidade de levar aos peregrinos, espalhados pelo mundo, um pedacinho de Fátima tem sido, de resto, a principal missão da loja online”, complementa Adelaide Moita, responsável pelas unidades comerciais do Santuário de Fátima. Os Prémios ACEPI Navegantes XXI é uma iniciativa da ACEPI que reconhece e projetos inovadores na economia e sociedade digital, em Portugal. Este evento dá a conhecer os projetos, iniciativas, ideias e instituições que mais contribuem para o processo de transformação digital nacional e para a inovação da sociedade em Portugal.
Levar Fátima à casa dos peregrinosApesar de já existir antes de 2020, a loja online do Santuário de Fátima ganhou maior dinâmica durante o período da pandemia de COVID19, quando o comércio digital cresceu exponencialmente ao nível global. “O aumento da procura neste período reforçou a necessidade que se vinha a sentir de fazer evoluir o projeto que tínhamos, que era limitado ao nível da apresentação e da oferta”, recorda a responsável pelas unidades comerciais do Santuário de Fátima. O “passo em frente” foi dado em 2022, com um arranjo renovado na página e novas funcionalidades, que melhoraram e agilizaram a navegação. Uma categorização e apresentação mais ajustada e apelativa dos artigos, uma adequação da venda à missão do Santuário e um mais ágil processo de encomenda foram algumas das melhorias que contribuíram para que a experiência do visitante fosse mais intuitiva. Atualmente, o peregrino tem disponível na loja online do Santuário de Fátima: artigos religiosos, paramentaria, livros, papelaria, terços, esculturas, joalharia e os produtos oficiais do Santuário de Fátima. Com os melhoramentos feitos ao nível da navegabilidade, do processo de aquisição e pagamento de artigos, o processo de aquisição está agora mais agilizado, contribuindo assim para o objetivo da loja de aproximar o peregrino à Cova da Iria, através da oferta de um leque de artigos “que retratam e representam aquilo que é o simbolismo do Santuário de Fátima e que são expressão das experiências que aqui se vivem”. Além do português, a loja online do Santuário de Fátima, em www.store.fatima.pt, pode ser navegada em inglês; francês; espanhol; italiano, alemão e polaco.
|