03 de abril, 2008
Festa jubilar da Diocese de Leiria-Fátima mostrou beleza das vocações
Quase uma centena de casais e 12 religiosas, religiosos e sacerdotes, da diocese de Leiria-Fátima, que este ano celebram 25, 50 ou 60 anos do seu compromisso vocacional, participaram juntos na celebração jubilar no Santuário de Fátima, neste Sábado, 19 de Abril.
O Bispo da Diocese, D. António Marto, fez-lhes o apelo a serem testemunhas da alegria da sua vocação, com palavras e com a vida. E repetindo as palavras “a Deus nada é impossível”, do relato evangélico da Anunciação, disse que para quem acredita em Deus não é impossível assumir com confiança o amor matrimonial ou fazer a entrega total de si mesmo no sacerdócio ou na vocação consagrada e manter-se fiel nessa decisão. O testemunho pessoal e conjugal da graça divina faz irradiar a fé e a esperança, de tal modo que os jovens sejam também tocados pelos dons divinos e se tornem capazes de abraçarem a sua própria vocação.
A Eucaristia teve lugar na igreja da Santíssima Trindade com a presença de muitos outros peregrinos. Os jubilários renovaram os compromissos anteriormente assumidos e deram graças a Deus pelo dom da própria vocação. Antes, houve um encontro de apresentação e testemunho, em que os representantes de diferentes vocações falaram das suas experiências de vida e da gratidão a Deus pelo dom da vocação.
Após a celebração, seguiu-se o almoço de confraternização juntamente com familiares e amigos. A alegria e a satisfação por esta celebração comum estavam bem patentes no rosto de todos. Manifestou-se assim a beleza das várias vocações que adornam a Igreja de Jesus e fazem dela um jardim florido com o esplendor dos mais variados dons e vocações.
Esta iniciativa foi promovida em colaboração pelos serviços diocesano da pastoral familiar e da animação vocacional, a Fraternidade Sacerdotal e a Confederação dos Institutos Religiosos na Diocese. E insere-se no programa diocesano do presente ano pastoral dedicado a saborear como o Senhor é bom, de modo a experimentar e testemunhar a ternura de Deus para com cada pessoa e para com a humanidade.
P. Jorge Guarda, Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima
FOTOGRAFIAS: Arquivo Multimédia / Imagens / Actualidade Veja ../portal/arquivo.php?cat=251&pagina=0 ARQUIVO: O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, convidou os casais, os sacerdotes, os religiosos, as religiosas e outros consagrados da Diocese, que, durante este ano de 2008, completam 25, 50 e 60 anos da sua vocação, para uma celebração jubilar em comum. Esta terá lugar no Santuário de Fátima, no Sábado, dia 19 de Abril próximo. O programa terá início às 9 horas, na capela da Ressurreição de Jesus (no subterrâneo do complexo da igreja da Santíssima Trindade) com o encontro de apresentação e testemunho, seguindo-se a Eucaristia na igreja da Santíssima Trindade. A terminar, haverá um almoço de confraternização no Albergue do Peregrino. No seu convite, D. António Marto aponta o motivo e os objectivos, dizendo que esta celebração “será um momento alto para reviver e reavivar o encanto e a frescura do primeiro “sim”, para celebrar o caminho percorrido e correspondido ao longo da vida, para agradecer a Deus os frutos que, através destas vocações, suscitou ao serviço da vida e do amor, e para renovar os compromissos vocacionais. Assim manifestar-se-á também a beleza das várias vocações que adornam a Igreja de Jesus e fazem dela um jardim florido com o esplendor dos mais variados dons e vocações”. A informação mais completa está disponível no sítio da Diocese na Internet (www.leiria-fatima.pt) onde se pode encontrar também a ficha de inscrição. As pessoas que tenham aniversários jubilares da sua vocação, como se referiu acima, podem inscrever-se junto dos párocos ou dos responsáveis pela celebração. A organização envolve a cooperação dos serviços diocesanos das vocações e da pastoral familiar, a direcção da fraternidade sacerdotal e a direcção diocesana da conferência dos institutos religiosos (CIRP). Padre Jorge Guarda, Coordenador do Serviço de Animação Vocacional |