18 de setembro, 2008
A Junta de Freguesia de Fátima entregou, ao final da tarde do dia 22 de Setembro 2008, a Medalha de Ouro da Autarquia a Monsenhor Luciano Guerra, reitor do Santuário de Fátima entre 13 de Fevereiro de 1973 e 25 de Setembro de 2008.
As forças vivas locais e concelhias, as diversas entidades políticas, de segurança, de saúde, ensino, associativas e religiosas, incluindo representantes do Santuário, participaram na sessão solene que decorreu na sede da Junta de Freguesia de Fátima, e onde se pretendeu homenagear a pessoa de Mons. Guerra.
“Pessoalmente admiro-o muito, pelo trabalho, pela grande capacidade de inteligência, de humildade, de dedicação e por toda a obra pastoral”, afirmou o Presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Natálio Reis, durante o discurso, na sessão de homenagem.
O autarca sublinhou alguns dos projectos concretizados durante o longo reitorado, de 35 anos, de Mons. Guerra, projectos que fizeram com que o Santuário crescesse em termos físicos, mas entendeu elevar sobretudo a obra pastoral desenvolvida por este Reitor, em especial em termos de divulgação da mensagem de Fátima em Portugal e no mundo.
“O Santuário de Fátima fica a dever-lhe muito mas a Freguesia também”, afirmou Natálio Reis que sublinhou em Mons. Guerra as características de “grande líder” concluindo que “O Sr. Reitor irá ficar para a história não só do Santuário mas também de Fátima”.
A anteceder as palavras do Presidente da Junta, o Secretário do Executivo, José Poças das Neves, dispôs num longo discurso alguns dos marcos escolhidos pela Autarquia para mostrar as diferentes vertentes de trabalho desenvolvidas por Mons. Guerra. Com o jornal oficial do Santuário de Fátima “Voz da Fátima” como principal fonte de informação, e em especial com base nos editoriais de Mons. Guerra, José Poças das Neves recordou alguns momentos-chave do Santuário e de Fátima, e algumas das preocupações, reflexões e alertas do Reitor. (discurso entretanto disponível on line)
A medalha oferecida ao Reitor, a primeira medalha que a Junta de Fátima entrega, tem gravado as palavras “Fátima cidade da Paz”.
Mons. Luciano Guerra agradeceu reconhecido a “sinceridade” tida e apresentou a sua reflexão sobre aquilo em que, a seu ver, poderia assentar o futuro da cidade de Fátima, para fazer justiça ao importante lema escolhido para a medalha e para honrar o brasão, onde está a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Para o futuro, focou essencialmente a necessidade de a cidade resolver os problemas urbanísticos. “Fátima tem que tentar encontrar capacidades para resolver os seus problemas urbanísticos, porque já houve muitas tentativas sem resultado”, disse.
Aos habitantes da Freguesia transmitiu em especial carinho e afecto. "Sempre amei a população de Fátima" e "vi sempre (na população) uma raíz fatimita", afirmou no seu discurso.
“A Imagem de Nossa Senhora no brasão mostra que os fatimenses acreditam que Nossa Senhora apareceu na Cova da Iria” e isso é muito importante, por ser o fundamento de Fátima.
Outras fotos nesta página em Arquivo Multimédia
----
Arquivo:
No dia 22 de Setembro, três dias antes da cessar funções como Reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra será homenageado pela Junta de Freguesia de Fátima, que na ocasião lhe entregará a Medalha de Ouro da Cidade de Fátima. De acordo com informação da Autarquia local, disponível em www.jf.fatima.pt , a homenagem terá lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia com o seguinte programa: 18h30m – Abertura da sessão pela Secretária da Assembleia de Freguesia que conduzirá o protocolo; 18h40m – Intervenção do Presidente da Assembleia de Freguesia; 18h50m – Intervenção do Secretário da Junta de Freguesia; 19h15m – Entrega da medalha de ouro da Cidade de Fátima, seguindo-se a intervenção do Presidente da Junta de Freguesia; 19h30m – Intervenção do Exmo. Monsenhor Luciano Guerra; 19h45m – A Secretária da Assembleia de Freguesia encerrará a sessão com o convite para um pequeno beberete no Salão Paroquial. Discurso do Secretário da Junta de Freguesia (em PDF) |