11 de março, 2016

2016-03-11_jovens portadores de deficiencia.jpg


Jovens portadores de deficiência convidados para Encontro Espiritual no Santuário de Fátima na Páscoa e no Natal

Primeiro encontro decorre entre 17 e 21 de março na casa Francisco e Jacinta Marto dos Silenciosos Operários da Cruz
 

Entre 17 e 21 de março 15 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos e 8 pais, provenientes de várias dioceses do país vão participar em exercícios de espiritualidade com vista à preparação da Páscoa.

O Santuário de Fátima vai promover este ano um encontro espiritual para pais e jovens portadores de deficiência, alargando assim o programa de verão que vem desenvolvendo em parceria com o Movimento da Mensagem de Fátima e a Comunidade Silenciosos Operários da Cruz na casa  Francisco e Jacinta Marto, em Fátima.

Os participantes foram escolhidos de entre os jovens e famílias que estiveram presentes na edição de 2015 deste programa de verão “capazes de fazer uma caminhada espiritual intensa”, disse à Sala de Imprensa o responsável por este “Encontro Espiritual”, Pe Johny Freire.

“Ao contrário das semanas de verão em que procuramos atender aos que vêm pela primeira vez aqui escolhemos aqueles que nos parecem ser os mais aptos a fazerem esta caminhada intensa de preparação”, precisou.

“O que propomos é um processo de auto conhecimento e, a partir dessa reflexão, que possam chegar ao conhecimento do que foi a vida de Jesus, a sua morte e a sua ressurreição, por isso fazemos coincidir o fim deste encontro com o domingo de Ramos” disse ainda o sacerdote.

Os participantes são jovens com “muitas limitações físicas e psíquicas e, nesse sentido, para chegarmos até eles temos de desconstruir conceitos e despertar a inteligência sensitiva” refere ainda o Pe Johny Freire, que será acompanhado nestes exercícios espirituais pelas irmãs da Comunidade.

Para além deste momento haverá ainda outra novidade durante este ano, no Natal, altura em que o Santuário também organizará pela primeira vez uma outra experiência do género.

No verão menter-se-ão as quatro semanas habituais, cujo objetivo é proporcionar , por um lado, o descanso aos pais que têm filhos portadores de deficiência e que passam a vida habitualmente com eles, dando-lhes, por outro lado, a oportunidade de terem um momento de enriquecimento moral e espiritual.

O Santuário de Fátima acolherá de novo quatro grupos de pessoas com deficiência, durante uma semana cada um, nos meses de julho e agosto. O primeiro turno será de 27 de julho a 2 de agosto; o segundo de 5 a 11 de agosto; o terceiro de 16 a 22 de agosto e o quarto de 25 a 31 de agosto.

Nesta inscrição para o período de verão, que deve ser feita junto das paróquias de residência, o Movimento da Mensagem de Fátima dá prioridade a quem vem pela primeira vez, para todos usufruírem e experimentarem estas férias especiais.

Os pais e filhos são acolhidos na casa Francisco e Jacinta Marto dos Silenciosos Operários da Cruz, na Estrada de Minde a 2,5 quilómetros da Rotunda Sul (dos Pastorinhos).

As férias para pais de filhos com deficiência realizam-se há 11 anos.

CR

PDF

HORÁRIOS

17 nov 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.